(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA YORK

Trump diz que busca no apartamento de Giuliani foi 'muito injusta'


29/04/2021 12:42

O ex-presidente americano Donald Trump considerou nesta quinta-feira (29) como "muito, muito injusta" a busca no apartamento de seu ex-advogado pessoal Rudy Giuliani, em Nova York, por parte do FBI, que investiga as atividades do ex-prefeito na Ucrânia.

A polícia federal realizou um mandado de busca na quarta-feira no apartamento do ex-prefeito de Nova York e em um escritório, e confiscou vários dispositivos eletrônicos.

Os promotores federais investigam há meses as atividades de lobby de Giuliani na Ucrânia, especificamente a possibilidade de que advogou a favor de funcionários e empresários ucranianos no governo de Trump em 2019, em troca de pagamentos.

Giuliani, um ex-procurador geral de 76 anos, se esforçou durante meses para encontrar informações na Ucrânia que comprometessem o filho do presidente Joe Biden, Hunter Biden, para prejudicar a campanha eleitoral de seu pai.

Trump foi submetido a um processo de impeachment em dezembro de 2019 por buscar ajuda política na Ucrânia, mas escapou com sucesso.

"Rudy Giuliani é um grande patriota. Simplesmente ama o seu país, e invadiram seu apartamento", disse Trump à Fox Business.

"É muito injusto e é um padrão duplo tão grande que não acho que alguém tenha visto algo parecido antes... é muito, muito injusto. Rudy é um patriota que ama o seu país e não sei o que estão procurando ou o que estão fazendo", acrescentou.

Giuliani não foi acusado formalmente pela Procuradoria, que também não se pronunciou oficialmente sobre a busca.

Dois homens que trabalharam para Giuliani na Ucrânia, Lev Parnas e Igor Fruman, foram acusados em Nova York no final de 2019 de violar as leis de financiamento de campanhas. O julgamento deles deve começar em outubro.

O filho de Giuliani, Andrew Giuliani, disse na quarta-feira que a operação foi motivada por razões políticas.

O FBI e o Departamento da Justiça não quiseram comentar a busca.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)