(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MINSK

Belarus proíbe o canal de televisão europeu Euronews


12/04/2021 10:04

As autoridades bielorrussas proibiram a transmissão no país do canal de televisão europeu Euronews, uma medida vista como censura pelos críticos do questionado governo de Alexander Lukashenko.

"O ministério da Informação excluiu o programa de televisão estrangeiro Euronews", disse esse ministério bielorrusso em um comunicado nesta segunda-feira (12), indicando que o canal, com sede na França, seria substituído por uma programação de produção russa sobre a Segunda Guerra Mundial.

Um porta-voz do ministério disse à agência de notícias Ria Novosti que a licença do canal não foi renovada devido aos anúncios em inglês em vez de serem traduzidos ao russo ou ao bielorrusso.

Essa proibição se junta "à situação desesperada em que se encontram os meios de comunicação independentes em Belarus", disse Ales Bialiatski, diretor da ONG bielorrussa Viasna.

Segundo ele, o canal foi "substituído por um canal de propaganda (...). Belarus está caindo no isolamento informativo e isso é o que o governo quer".

"Felizmente, o acesso à internet no país é muito alto, mas isso é claramente uma tentativa de limitar o acesso à informação", afirmou a jornalista independente e analista bielorrussa Hanna Liubakova no Twitter.

Em 2020 um grande movimento de protesto contra o presidente Alexander Lukashenko abalou Belarus, mas desde então foi reprimido pelo governo.

A oposição acusa a reeleição de Lukashenko em agosto do ano passado de ser fraudulenta. Ele está no poder desde 1994.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)