(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEUL

Governo sofre grande derrota nas eleições municipais de Seul e Busan


08/04/2021 06:05

A oposição conservadora da Coreia do Sul conseguiu grandes vitórias nas eleições municipais de Seul e Busan, as duas principais cidades do país.

Esta é uma grave derrota para o Partido Democrata do presidente Moon Jae-in a um ano das eleições presidenciais, previstas para março de 2022.

As duas cidades concentram quase 25% da população sul-coreana. As eleições foram consideradas um termômetro do país.

Seul e Busan, que eram governadas pelo Partido Democrata, estavam sem comando desde o ano passado após escândalos sexuais, que provocaram o suicídio do prefeito de Seul, Park Won-soon, e a renúncia do prefeito de Busan.

Em Seúl, Oh Se-hoon, do Partido Conservador, recebeu 57,5% dos votos, contra 39,2% para o rival do Partido Democrata, anunciou a Comissão Eleitoral. Os conservadores venceram nos 25 distritos da capital.

A vitória dos conservadores foi ainda mais imponente em Busan, onde receberam 62,7% dos votos, contra 34,4% para os democratas.

A popularidade do presidente Moon e do Partido Democrata caiu muito nos últimos meses devido, em particular, ao aumento dos preços da habitação, ao aumento da desigualdade e a vários escândalos de corrupção e agressão sexual que envolvem altos funcionários.

"Aceito solenemente o castigo do povo", disse Moon, de acordo com um porta-voz da presidência.

Os resultados das eleições municipais contrastam com os números das legislativas do ano passado, quando o Partido Democrata obteve uma grande vitória e ampla maioria na Assembleia Nacional.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)