"Gostaria de questionar que, como ideia, conceitualmente, você está pensando apenas no Triângulo Norte", disse ele durante uma videoconferência organizada pelo grupo de reflexão Atlantic Council, com sede em Washington.
O Triângulo Norte, origem da maioria dos indocumentados que alcançaram a fronteira sul dos Estados Unidos nos últimos anos, concentrou os esforços de Washington para conter o fluxo migratório.
Determinado a enfrentar as raízes do êxodo para o norte, o governo de Joe Biden acaba de nomear o experiente diplomata Ricardo Zúñiga como enviado especial para o Triângulo Norte.
Mas Alvarado destacou a necessidade de adotar uma visão de toda a região centro-americana, no espírito que deu origem ao Acordo de Livre Comércio entre os Estados Unidos, a América Central e a República Dominicana (CAFTA-DR em inglês) em 2004.
"A estratégia dos Estados Unidos naquela época era garantir mais democracia, mais fluxos econômicos. Portanto, acho que há lições que podemos tirar dessa estratégia para o que está acontecendo agora na região", disse ele.
Assim como "não faria sentido ter apenas um acordo comercial com o Triângulo Norte" (...) se falamos de desenvolvimento, enfrentamento da pobreza, de abordar as mudanças climáticas que estão na raiz do que está acontecendo, precisamos de uma política mais abrangente", acrescentou.
O presidente, que foi ministro do Trabalho e do Desenvolvimento Humano, também destacou que o fluxo migratório para os Estados Unidos também não se limita aos três países que compõem o Triângulo Norte.
Para ele, a migração é como "a febre que o corpo tem quando tem outro problema" e toda a América Central, do Panamá à Guatemala, tem sido "um termômetro dessa febre".
Cada vez que há um conflito em algum lugar, "podemos ver como pessoas de vários países do mundo cruzam nossos territórios a pé em busca de chegar aos Estados Unidos", disse ele, mencionando os migrantes de Cuba, Haiti, Congo, Paquistão.
Publicidade
WASHINGTON
Presidente da Costa Rica pede maior abordagem da "febre" da migração para os EUA
Publicidade
