(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Um dos primeiros cinemas da história reabre em Moscou após reforma


02/04/2021 15:25

O primeiro cinema de Moscou e um dos mais antigos do mundo, o "Khudozhestvenny", anunciou nesta sexta-feira (2) sua reabertura ao público em 9 de abril, após uma restauração completa.

Localizado em um edifício emblemático no bairro histórico de Arbat, este conhecido cinema moscovita foi totalmente reformado, como visto durante uma visita de imprensa nesta sexta.

Alguns elementos históricos, como os baixos-relevos da fachada, foram restaurados, mas também foram criados novos interiores modernistas ou art déco, sob a direção da agência de arquitetura local Strelka.

Inaugurado em 1909, este cinema foi o primeiro de Moscou e um dos primeiros do mundo, e seus visitantes incluem, entre outros, o famoso escritor Léon Tolstoi, segundo o teatro.

Durante o regime soviético, recebeu até mil espectadores (contra quase 500 hoje).

Em 1926, foi palco da estreia mundial do lendário filme de Serguei Eisenstein "O Encouraçado Potemkin".

O cinema, cuja restauração estava prevista desde 2010, estava fechado ao público desde 2014.

As obras começaram quando a sala pertencia ao grupo Rambler, liderado pelo bilionário russo Alexander Mamut, que desde então foi adquirido pelo Sberbank, o primeiro banco russo.

"O Sberbank restaurou completamente o lendário cinema Khudozhestvenny para devolver aos habitantes de Moscou e visitantes da capital um dos lugares mais apreciados por muitas gerações", disse a vice-presidente sênior do Sberbank, Tatiana Dobrokhvalova, em um comunicado.

O valor da restauração não foi divulgado.

SBERBANK ROSSII OAO


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)