(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRUXELAS

Nova reunião com participação dos EUA sobre programa nuclear iraniano na próxima semana


02/04/2021 11:42

As potências ocidentais e o Irã concordaram nesta sexta-feira (2) em continuar a discutir o programa nuclear de Teerã na próxima semana em Viena, em uma reunião da qual participará uma delegação dos Estados Unidos.

O anúncio foi feito após uma videoconferência com representantes dos países signatários do acordo de 2015, entre eles China, França, Alemanha, Rússia e Reino Unido, que buscam fazer com que os Estados Unidos voltem a aderir ao pacto, do qual saiu por iniciativa do ex-presidente Donald Trump.

Os responsáveis se reunirão pessoalmente na capital austríaca para "identificar claramente as medidas para levantar as sanções e a aplicação do acordo nuclear", disse em comunicado o gabinete do chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.

Por sua vez, os Estados Unidos confirmaram presença na reunião. "Ainda é cedo e não prevemos progresso imediato, pois há complicadas discussões pela frente. Mas, acreditamos que este é um passo saudável à frente", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price.

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, disse que a reunião ocorrerá na terça-feira e insistiu que o objetivo é "concluir rapidamente o levantamento das sanções e medidas nucleares para uma eliminação coordenada de todas as sanções, seguida pelo término das medidas compensatórias pelo Irã".

"Não [haverá] encontro Irã-EUA. Desnecessário", escreveu no Twitter.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que seu país está disposto a voltar a aderir ao acordo, do qual retirou-se em 2018, com a condição de que Teerã primeiro volte a cumprir seus compromissos sob o acordo.

Enquanto isso, o Irã declarou sua disposição de respeitar integralmente o acordo, desde que Washington levante as sanções impostas por Trump.

- "Trabalho substancioso" -

"A reunião de hoje foi positiva. Voltaremos a nos reunir em Viena na próxima semana. Esperamos um trabalho substancioso para revitalizar" o pacto, declarou no Twitter o secretário-geral adjunto do Serviço Europeu de Ação Externa, Enrique Mora, que presidiu a reunião desta sexta-feira.

Assinado em 2015 em Viena por Irã e o grupo 5+1 (França, Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, China e Alemanha), o acordo pretendia inicialmente enquadrar o programa nuclear da República Islâmica em troca da flexibilização das sanções internacionais.

Apesar de suas negativas, Teerã é acusado de buscar se equipar de armas atômicas, especialmente por Israel, seu inimigo jurado.

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, disse que "é bom que todos os atores relevantes se reúnam em Viena na próxima semana".

"Não temos tempo a perder. Que o tratado volte a ser totalmente respeitado seria uma vantagem para a segurança da região", acrescentou.

Por sua vez, o diplomata russo Mikhail Ulyanov disse que "a impressão é que estamos no caminho certo, mas o caminho a seguir não será fácil e exigirá esforços intensos. Os interessados parecem estar prontos para isso".

"Para um eventual retorno dos Estados Unidos ao acordo, parece que Washington precisará cumprir integralmente o acordo nuclear", apontou Ulyanov no Twitter.

Na quinta-feira, Ned Price disse que Washington estava "pronto para voltar a cumprir [seus] compromissos sob o JCPOA se o Irã também fizer o mesmo".

Washington falou com seus parceiros "sobre a melhor maneira de conseguir isso, incluindo uma série de passos mútuos iniciais".

"Temos procurado opções para isso, incluindo conversas indiretas por meio de nossos parceiros europeus", disse Price.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)