(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA YORK

Colunista do 'New York Times' vende artigo 'NFT' por US$ 563 mil


25/03/2021 18:24

O colunista Kevin Roose, do jornal "New York Times", vendeu nesta quinta-feira um de seus artigos no formato digital por 563.000 dólares, no mais recente episódio do furor que cerca os "NFTs", ativos digitais fortemente cobiçados por colecionadores.

O artigo era dedicado à própria iniciativa do colunista, que pretendia testar o mercado e ampliar o alcance das obras digitais vendidas sob a etiqueta "NFT", ou "non-fungible token", que permite associar um certificado de autenticidade a qualquer item virtual, seja uma imagem, fotografia, animação, vídeo, música ou artigo jornalístico.

O certificado é inviolável e não pode ser duplicado. Ele foi desenhado com a tecnologia "blockchain", que serve de base para as criptomoedas.

O NFT, que se popularizou nos últimos seis meses, impulsionou o mercado das coleções digitais, antes considerado um nicho. No último dia 11, uma obra digital do artista americano Beeple foi vendida por 69,3 milhões de dólares na casa de leilões Christie's.

"Por que um jornalista não pode participar da festa do NFT?", questiona o entretítulo do artigo de Kevin Roose, intitulado "Compre esta coluna na Blockchain!". Após 24 horas de leilão, um colecionador que responde pelo nome de Farzin e cujo usuário é @3FMusic levou o artigo por 350 criptomoedas Ethereum, que valem atualmente 563.000 dólares.

"Estou olhando para o meu monitor e rindo incontrolavelmente", reagiu no Twitter o colunista, especializado em tecnologia, minutos após a venda. Ele informou que o valor arrecadado, descontados os 15% de comissão da plataforma onde ocorreu o leilão, será destinado às organizações beneficentes apoiadas pelo jornal.

Esta semana, o fundador do Twitter Jack Dorsey vendeu como NFT seu primeiro tuíte, por 2,9 milhões de dólares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)