(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BAGDÁ

Demonstração de força armada pró-iraniana em Bagdá


25/03/2021 12:05

Dezenas de picapes cheias de homens encapuzados e armados circularam por Bagdá nesta quinta-feira, em uma nova demonstração de força dos pró-iranianos contra o primeiro-ministro Mustafa al Kazimi, que acaba de propor uma retomada do "diálogo" com Washington.

Em veículos cor cáqui, usando balaclavas com a inscrição "Rabaa Allah", a "gangue de Deus" no dialeto iraquiano, esses homens exibiam retratos de Kazimi - considerado mais pró-americano do que seu antecessor - e de outras autoridades com marcas de que foram pisoteados, como um insulto.

Rabaa Allah é o mais novo e mais poderoso dos grupos pró-Irã do Iraque. É, segundo especialistas, uma emanação das brigadas do Hezbollah, facção pré-existente integrada ao próprio Estado.

Essas manifestações de força - que não são incomuns no Iraque, já que o líder xiita Moqtada Sadr realizou outra semelhante no início de fevereiro - ocorrem em um contexto político-econômico muito tenso.

Na terça-feira, um funcionário do governo iraquiano anunciou que Bagdá havia oficialmente solicitado um novo "diálogo estratégico" com o governo Joe Biden, como foi o caso durante o de Donald Trump.

O Iraque e os Estados Unidos deveriam, em particular, voltar a discutir a questão dos 2.500 soldados americanos presentes no Iraque, cujo Parlamento votou por sua expulsão há mais de um ano.

Nenhuma data foi definida até agora a este respeito, e é altamente provável que as negociações sejam virtuais devido à pandemia de covid-19.

Nesta quinta-feira, um membro do Rabaa Allah leu uma declaração afirmando: "Saímos com nossos fuzis para enviar uma mensagem de ameaça (...) ao ocupante americano e ao governo colaboracionista (iraquiano)".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)