(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RICHMOND

Após inundações, trabalhos de limpeza começam na Austrália


25/03/2021 07:11

Vítimas de grandes inundações, os moradores da costa leste da Austrália começaram as operações de limpeza nesta quinta-feira (25), à medida que o volume de água começa a baixar, revelando a extensão dos danos.

As chuvas torrenciais que caíram na região inundaram cidades, destruíram plantações e causaram duas mortes.

Agora que as nuvens se dissiparam e deram lugar ao céu azul, milhares de pessoas no estado mais populoso do país, Nova Gales do Sul, puderam voltar para suas casas para constatar os danos deixados pelas piores enchentes em mais de meio século.

Centenas de soldados e bombeiros voluntários ajudam na remoção da lama das estradas e na retirada dos escombros das propriedades.

Ben Shepherd, inspetor do serviço rural de bombeiros, disse que as equipes querem "trabalhar para que as comunidades recuperem um mínimo de normalidade o mais rápido possível".

"Isso vai levar, potencialmente, semanas, senão meses, em algumas áreas", disse ele à AFP.

Nesta enorme região castigada pela inclemência do clima, muitas comunidades continuam isoladas, devido ao aumento do volume dos rios. Mais de 20.000 pessoas ainda não puderam voltar para suas casas.

As autoridades pediram aos moradores que fiquem atentos às enchentes.

"Acreditamos que a maioria dos rios atingiu seu pico, mas o excesso de confiança nos preocupa", alertou a primeira-ministra do estado, Gladys Berejiklian.

"Inundações imprevisíveis continuarão ocorrendo em comunidades que não viam essa quantidade de chuva em 50, ou 100 anos", acrescentou.

Os serviços de emergência responderam a mais de 11.000 pedidos de ajuda desde o início do desastre na semana passada e resgataram cerca de mil pessoas presas pela água.

Na quarta-feira (24), as autoridades informaram a descoberta do corpo de um jovem paquistanês de 25 anos, preso em seu carro em uma enchente de 6 metros, no noroeste de Sydney.

Horas depois, a polícia de Queensland anunciou que o corpo de outro homem, também preso em um veículo, foi encontrado em um rio na Costa Dourada.

As inundações atingiram áreas do interior, como Moree, onde as imagens de televisão mostravam a cidade dividida em dois pelo transbordamento do rio.

Para os próximos dias, o serviço meteorológico prevê sol nas áreas mais afetadas.

Perto de Sydney, nas imediações do rio Hawkesbury, a urgência agora é levar alimentos, material médico e artigos de primeira necessidade para as áreas isoladas.

Milhares de casas e negócios foram afetados pelas inundações. As seguradoras receberam mais de 22.000 pedidos de cobertura até agora.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)