(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LONDRES

Londrinos revelam seus segredos durante o confinamento em cartões postais


23/03/2021 10:52

Desde a compra em massa de brinquedos sexuais até desejos tabu, centenas de britânicos confiaram seus segredos durante o confinamento a uma papelaria em Londres, que os convidou a escrevê-los em cartões postais.

Para desafogar suas frustrações, Eleanor Tattersfield começou a distribuir cartões postais em branco para clientes em janeiro com o endereço de sua papelaria, Marby & Elm em Islington, escrito de um lado e espaço em branco do outro para seu "segredo de confinamento".

"Achei que seria ótimo, em pleno confinamento, ter uma válvula de escape para este ano estranho", explica à AFP.

Foi um sucesso imediato: recebeu mais de 300 cartões em seis semanas.

Agora, alguns cobrem uma mesa inteira na loja. Outros estão bem armazenados em caixas.

"Não esperava que o projeto atingisse essa magnitude", diz Tattersfield, surpresa com a criatividade demonstrada por seus clientes na elaboração das mensagens.

Muitos dos cartões parecem obras de arte em miniatura, decorados com colagens, lantejoulas e glitter. Mas o mais impressionante são as mensagens escritas, sejam elas reconfortantes, engraçadas ou às vezes perturbadoras.

De acordo com Eleanor, que desenhou os cartões ela mesma, os tópicos mais comuns são sexo, masturbação, sogros, pelos corporais, hábitos alimentares estranhos e chamadas de videoconferência.

Mas à medida que o confinamento se arrastava - terceiro no Reino Unido - começou a notar uma apreensão sobre a desescalada, um "medo de se abrir".

"Não quero sair do confinamento", reconhece alguém em um cartão-postal, enquanto outro diz: "Sinto muito, mas não sinto falta de nenhum de vocês".

- Amores e tabus -

Alguns confessam um idílio em formação: o autor de um cartão explica que enviou uma carta a um "médico bastante atraente", enquanto um inquilino admite que deu ao "senhorio muito mais do que aluguel durante o confinamento".

Uma mulher até admite ter sentido uma "atração imprópria" por Patrick Vallance, o principal conselheiro científico do governo que, com seu ar de professor universitário, tornou-se uma figura regular em coletivas de imprensa na televisão ao lado do primeiro-ministro Boris Johnson.

Alguns amores reacenderam nesse período: "me dei conta do quanto amo minha esposa", diz uma mensagem. Mas o confinamento também causou muitas rupturas.

A autora de um cartão decorado com fotos de brinquedos sexuais explica que "não havia escolha a não ser melhorar suas chances de prazer solitário" após o divórcio.

Algumas mensagens também quebram tabus, especialmente sobre laços familiares: "Papai sobreviveu ao coronavírus, mas eu teria preferido que não", escreveu alguém.

Outros cartões chegam a confessar atos ilegais, como a falsificação de "passagens de trem por milhões de libras", ou a sugerir o pior: um cartão rosa contém a lista dos dez mandamentos com cada um deles marcado como "feito" menos o sexto, "não matarás".

Tattersfield espera reunir todos esses cartões em um livro e gostaria de apresentá-los em uma exposição.

Garante que já recebeu várias ofertas de galerias.

"Juntos, formam um fragmento formidável da história social", diz.

Vários grandes museus britânicos já estão tentando documentar a era covid-19 por meio de objetos do cotidiano.

O Museu de Londres, por exemplo, pediu aos visitantes que enviassem seus sonhos e diários, enquanto o Museu Victoria and Albert publicou um blog sobre a escassez de papel higiênico que ocorreu durante o primeiro bloqueio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)