(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RIO DE JANEIRO

Petroleiros fazem greve em BH e exigem medidas anticovid


22/03/2021 18:48

Os petroleiros de uma refinaria da Petrobras em Minas Gerais iniciaram nesta segunda-feira (22) uma greve para exigir maior proteção contra o coronavírus, em um momento em que o Brasil vive a fase mais crítica da pandemia.

A greve na Refinaria Gabriel Passos (Regap), localizada perto de Belo Horizonte, visa "defender a vida e os direitos da categoria", informou o Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais que acusou a estatal de "descaso em respeitar as medidas de segurança para conter a contaminação dentre da unidade".

O Brasil atravessa um momento de recrudescimento dramático de infecções, com registros diários que se aproximam de 3.000 mortes e um saldo total que deve alcançar a barreira dos 300.000 óbitos esta semana.

O afirma que a virulência da pandemia foi cruel com a Regap, que produz 150 mil barris por dia, embora não especificou quantas infecções já ocorreram na unidade.

Um porta-voz da Petrobras informou à AFP que a empresa não pode detalhar o balanço das infecções em uma determinada instalação.

De acordo com a imprensa, na semana passada havia mais de 100 infectados na Regap, onze dos quais necessitaram de internação.

O sindicato atribuiu o surto de contaminações em parte à "aglomeração excessiva" em função da contratação de funcionários externos pela Petrobras para a realização de trabalhos de manutenção, segundo o comunicado.

A Petrobras emprega mais de 2.000 trabalhadores temporários na refinaria, metade de sua força de trabalho, observou o UOL.

A petroleira defendeu sua gestão da pandemia.

"A Petrobras não tem medidos esforços para enfrentar a pandemia de covid-19", declarou a estatal em um comunicado. "Infelizmente, observa-se o aumento dos casos em todo o país e esse aumento de incidência da covid-19 no país tem reflexo também entre os colaboradores da Petrobras", acrescentou.

A empresa afirmou ter implementado "equipes de contingência" e que a greve não teve impacto na produção.

O Brasil enfrenta uma nova onda de contaminações de covid-19, atribuído em parte ao surgimento de uma variante local do vírus que é suspeita de ser mais contagiosa.

O presidente Jair Bolsonaro, que critica as medidas de isolamento para conter o vírus recomendadas por especialistas, está sob pressão para controlar a pandemia.

A falta de políticas nacionais de distanciamento social tem levado estados e municípios, e até empresas, a implementarem separadamente um mosaico de medidas.

A montadora alemã Volkswagen anunciou na última sexta-feira a suspensão da produção de suas quatro fábricas no Brasil por 12 dias a partir desta quarta-feira, devido ao recrudescimento da pandemia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)