(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LONDRES

Príncipe Philip passar por cirurgia cardíaca 'com sucesso'


04/03/2021 10:15 - atualizado 04/03/2021 10:19

O duque de Edimburgo, marido da rainha Elizabeth II, foi submetido "com sucesso", aos 99 anos, a uma operação por um problema cardíaco pré-existente, após mais de duas semanas internado devido a uma infecção.

Transferido na segunda-feira de um pequeno hospital privado de Londres para o grande centro médico público de St Bartholomew, o príncipe Philip "permanecerá no hospital durante vários dias para ser tratado, descansar e se recuperar", informou nesta quinta-feira (4) o Palácio de Buckingham.

A cirurgia "para tratar uma doença cardíaca pré-existente" aconteceu na quarta-feira, disse em um comunicado.

Nesse mesmo dia, a nora do príncipe, Camilla, esposa do príncipe herdeiro ao trono britânico Charles, disse à imprensa que o estado de saúde de Philip estava "melhorando levemente".

O marido da rainha foi internado no hospital em 16 de fevereiro como "medida de precaução" após ter se sentido mal.

Diante das especulações e preocupação pela sua idade avançada, Buckingham informou que a hospitalização não estava relacionada à covid-19, mas que se devia a uma infecção.

O fato de o príncipe ter sido levado ao St Bartholomew para fazer exames cardíacos, que conta com o maior departamento especializado em doenças cardiovasculares da Europa, gerou preocupações pelo seu estado.

O príncipe Charles visitou seu pai no King Edward VII no primeiro fim de semana após sua internação.

E seu neto William afirmou na semana passada que o duque de Edimburgo estava bem e que os médicos estavam "vigiando-o".

- Hospitalizações anteriores -

Casado desde 20 de novembro de 1947 com Elizabeth II, cinco anos mais jovem que ele e rainha desde 1952, o príncipe Philip quebrou o recorde de longevidade para todas os cônjuges de monarcas britânicos em 2009.

Tendo participado de mais de 22.000 compromissos públicos oficiais desde a ascensão de sua esposa ao trono em 1952, o duque se aposentou da vida pública em agosto de 2017.

Desde então, foi hospitalizado várias vezes, a última, em dezembro de 2019, por "problemas de saúde pré-existentes".

Em janeiro de 2019, ele se envolveu em um acidente de carro quando o Land Rover que conduzia colidiu com outro veículo ao sair de uma estrada perto de Sandringham.

Philip saiu ileso, mas foi forçado a parar de dirigir.

Devido à pandemia do coronavírus, ele passou o último ano confinado no Palácio de Windsor com a rainha, exceto por uma estadia de verão em seu castelo escocês de Balmoral.

A monarca e seu marido foram vacinados em janeiro contra a covid-19. Elizabeth II não visitou o duque no hospital.

Philip nasceu em Corfu em 10 de junho de 1921, com os títulos de príncipe da Grécia e Dinamarca. Quando tinha 18 meses, seu tio rei da Grécia foi obrigado a abdicar, e seu pai foi exilado do país após a guerra greco-turca. Junto aos seus pais e suas quatro irmãs, Philip fugiu a bordo de um navio do Exército britânico.

Após estudar em um internato na Escócia, em 1939 entrou no Royal Naval College de Dartmouth, no sul da Inglaterra. Foi nessa época que conheceu a então princesa Elizabeth, com quem tem quatro filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)