Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

EUA/Psaki: queremos ser parceiro colaborativo com Brasil na resposta à covid-19


01/03/2021 15:41

A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que a intenção dos Estados Unidos é ser um parceiro "colaborativo e cooperativo" do Brasil na resposta à pandemia. Em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira, 1º, a porta-voz lembrou que A Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês), há um mês, anunciou ajuda de US$ 1,5 milhão ao País.

Psaki ressaltou que o foco no momento é vacinar a população americana contra o coronavírus. "Mas é claro que nós acreditamos que, quanto mais pessoas estiverem imunizadas em nossa comunidade global, mais seguro estaremos", ponderou, acrescentando que considera o elevado número de mortes em todos os países uma tragédia.

A secretária também comentou o relatório da inteligência americana que responsabilizou o príncipe saudita, Muhammad bin Salman, pelo assasinato do jornalista Jamal Kashoggi, em 2018. Segundo ela, os EUA estão "recalibrando" as relações com a Arábia Saudita e se reservam ao direito de impor sanções caso necessário. No entanto, ela considera que a diplomacia precisa levar em consideração que os sauditas são parceiros importantes em muitas áreas.

Sobre a recusa do Irã em voltar às negociações pelo acordo nuclear, Psaki se limitou a dizer que o governo está desapontado e continuará engajado nas negociações pela via diplomática.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade