(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LAGOS

Nigéria anuncia liberação de 42 sequestrados, mas 317 jovens permanecem reféns


27/02/2021 10:33

As 42 pessoas, incluindo 27 menores de idade, sequestradas há 10 dias em uma escola da região centro-oeste da Nigéria foram liberadas, anunciaram neste sábado as autoridades locais, um dia depois de um novo sequestro de 317 jovens no norte do país.

"Os estudantes, professores e seus parentes do Colégio de Ciências de Kagara recuperaram a liberdade e foram recebidos pelo governo local", anunciou Abubakar Sani Bello, governador do estado de Níger, centro-oeste do país, região muito afetada pela ação de grupos criminosos.

Em 18 de fevereiro, homens armados atacaram a escola pública de Ensino Médio de Kagara e mataram um estudante. Eles sequestraram 27 alunos, três professores e 12 parentes de funcionários do colégio.

Os criminosos espalham o terror no centro-oeste e noroeste da Nigéria, com sequestros em larga escala para exigir o pagamento de resgate, saques a vilarejos e o roubo de gado há vários anos.

Mas nos últimos meses também intensificaram os sequestros nas escolas.

Na sexta-feira, 317 alunas adolescentes de uma escola do Ensino Médio do estado de Zamfara (noroeste) foram sequestradas em seus dormitórios. As forças de segurança e moradores iniciaram uma operação de resgate.

No mesmo dia, pais de estudantes sequestradas atacaram o comboio oficial que desejava entrar na escola. Um jornalista ficou gravemente ferido na cabeça.

Na manhã deste sábado, a situação era mais calma, de acordo com pessoas entrevistadas pela AFP.

- "Chantagem" -

No início de dezembro, 344 alunos foram sequestrados em uma escola de Kankara, no estado vizinho de Katsina. A liberação aconteceu uma semana mais tarde.

Após cada novo sequestro, as autoridades federais e locais repetem que não pagam resgate para obter a libertação dos reféns, algo que é pouco provável, de acordo com especialistas em segurança que temem a multiplicação deste tipo de crime na região.

No início de fevereiro, Awwalun Daudawa, que coordenou o sequestro de Kankara, se entregou às autoridades em troca de um acordo de anistia, durante uma cerimônia pública na presença de um grupo de jornalistas.

O analista Yan Saint-Pierre, que dirige o Modern Security Consulting Group, afirmou que isto envia um sinal ruim para os criminosos.

O presidente Muhammadu Buhari, muito criticado pela situação catastrófica da segurança no norte da Nigéria, afirmou na sexta-feira à noite que não cederá à chantagem dos bandidos no caso das jovens sequestradas e, Zamfara.

- Violência, extrema pobreza -

O número é incerto, mas estes grupos atraem cada vez mais jovens desempregados nestas regiões, que registram mais de 80% de pobreza extrema em sua população.

"Não é possível dizer quantos são exatamente", explica à AFP Nnamdi Obasi, analista para a Nigéria do International Crisis Group (ICG). "Eles se dividem, reagrupam, formam alianças entre eles. Apenas no estado de Zamfara se calcula que existem 40 lugares onde vivem e se escondem", completa.

Alguns grupos têm centenas de combatentes e outros apenas dezena. Vários deles têm fortes relações com grupos jihadistas presentes no nordeste do país.

A violência dos grupos criminosos provocou mais de 8.000 mortes desde 2011 e forçou a fuga de mais de 200.000 pessoas de suas casas, de acordo com um relatório do ICG publicado em maio de 2020.

A outra preocupação com a nova tendência é que os sequestros estimulam cada vez mais a saída dos alunos das escolas, particularmente das meninas, nesta região que já registra um elevado índice de crianças que não frequentam os centros de ensino, segundo o ICG.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)