(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TRÍPOLI

Ministro do Interior da Líbia escapa de tentativa de assassinato


21/02/2021 13:14 - atualizado 21/02/2021 13:19

O poderoso ministro do Interior da Líbia, Fathi Bachagha, escapou de uma tentativa de assassinato em uma rodovia perto de Trípoli, neste domingo(21) - informou à AFP um membro de sua equipe.

O comboio de Bachagha foi atacado por tiros disparados de um veículo blindado, acrescentou.

"A escolta policial que acompanhava o ministro respondeu. Dois dos agressores foram presos, o terceiro está no hospital. O ministro está bem", disse a mesma fonte.

Peso-pesado da política local, Fathi Bachagha voltava de uma visita de rotina à sede de uma nova unidade de segurança subordinada a seu Ministério.

Bachagha foi nomeado em 2018 ministro do Interior do Governo de Unidade Nacional (GNA), reconhecido pela ONU e com sede em Trípoli.

O político, de 58 anos, que fez da luta contra a corrupção seu cavalo de batalha, era um forte candidato para o cargo de primeiro-ministro interino, que finalmente acabou com Abdel Hamid Dbeibah no início de fevereiro.

Dez anos depois da queda de Muammar Khaddafi em 2011, a Líbia continua mergulhada em uma crise política, com dois adversários até agora: no oeste, o GNA - apoiado pela Turquia - e, no leste, o marechal Khalifa Haftar, apoiado pela Rússia.

Em 23 de outubro passado, estes dois lados rivais assinaram um acordo de cessar-fogo permanente, de "efeito imediato", após cinco dias de discussões em Genebra sob mediação da ONU.

Em 5 de fevereiro, Dbeibah, um engenheiro de formação e rico empresário, e três outros membros de um conselho presidencial foram designados para garantir a transição até as eleições nacionais de dezembro de 2021.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)