(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Álcool, mentiras, subornos: as raras condenações de cunho político nos EUA


09/02/2021 14:02

Para além do que o destino prepare para Donald Trump em seu histórico segundo julgamento de impeachment esta semana, as probabilidades são altamente favoráveis à absolvição do ex-presidente.

Desde a fundação dos Estados Unidos, o Congresso processou 20 pessoas, incluindo Trump e dois outros presidentes, mas oito juízes são os únicos funcionários que foram condenados em juízo político e foram retirados de seus cargos.

Estes são alguns casos de destaque:

- Sem compaixão por Trump -

O congressista americano Alcee Hastings teve a experiência única de ser processado e de ter votado no Congresso dos Estados Unidos para processar outra autoridade.

Hastings foi juiz de Miami até 1989, quando o Senado o considerou culpado de conspirar para obter um suborno de US$ 150.000 de dois réus supostamente ligados à máfia que buscavam uma sentença mais branda.

Mas a condenação de Hastings, contestada por ele veementemente, não o desqualificou de concorrer ao Congresso para representar um distrito da Flórida.

Foi eleito em 1992 e, segundo relatos, o democrata de 84 anos é agora o membro mais velho da delegação de representantes da Flórida na Câmara de Representantes.

Sua experiência não parece tê-lo tornado mais compassivo com Trump: Hastings votou duas vezes pelo impeachment do magnata republicano.

- Salário na prisão -

Apesar de ter sido condenado por sonegação de impostos em 1984 e ser sentenciado a dois anos atrás das grades, o juiz Harry Claiborne se recusou a renunciar ao cargo e ainda recebia US$ 78.700 por ano em salários do governo quando se apresentou à prisão.

"Isso colocou o Congresso dos Estados Unidos em uma posição difícil", afirma o site do Senado, que acrescentou que Claiborne foi indiciado, condenado e destituído do cargo em 1986.

No entanto, não foi de forma alguma o fim da carreira jurídica de décadas do magistrado, que supostamente trabalhou para Frank Sinatra, Dean Martin e até mesmo para o mafioso Bugsy Siegel.

A Suprema Corte de Nevada, onde Claiborne advogou por décadas, decidiu em 1987 que ele poderia trabalhar como advogado no estado.

- Maconha, poços de petróleo, Suprema Corte -

Nos anos 1980, o juiz Walter Nixon conseguiu alguns valiosos arrendamentos de poços de petróleo depois que o filho de um rico empresário foi preso por um carregamento de quase uma tonelada de maconha no Mississippi.

Nixon supostamente interveio junto aos promotores para que o caso fosse encerrado e ajudar seu amigo, o empresário.

Depois de ser condenado por perjúrio e sentenciado à prisão, Nixon foi processado pelo Senado e expulso da ordem em 1989.

Mas Nixon, que protestou por sua inocência, levou seu caso à Suprema Corte afirmando que havia sido julgado injustamente no Senado. Os juízes não se incomodaram e alegaram que a Constituição os impedia de revisar os julgamentos políticos.

- "Estado de embriaguez total" -

Assim como corrupção e mentiras são desaprovadas entre as autoridades judiciais, mas a blasfêmia e o álcool também.

Em 1804, o juiz John Pickering foi destituído do seu cargo por beber no trabalho e por comportamento "vergonhoso... e degradante para a honra dos Estados Unidos".

Sua imputação, vividamente escrita, expressa desta forma: "Em estado de total embriaguez, produzido pelo consumo livre e intemperante de bebidas intoxicantes; invocou naquele momento e com frequência, da maneira mais profana e indecente, o nome do Ser Supremo, para mau exemplo de todo bem cidadãos dos Estados Unidos".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)