(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Legisladores pedem que Trump testemunhe em julgamento político no Senado dos EUA


04/02/2021 17:58 - atualizado 04/02/2021 18:01

Os legisladores que atuarão como promotores no julgamento no Senado dos Estados Unidos contra o ex-presidente Donald Trump pediram a ele, nesta quinta-feira (4), que testemunhe no processo sobre as acusações de incitar seus apoiadores a invadir o Capitólio.

"Escrevo para convidá-lo a nos entregar um testemunho sob juramento, seja antes ou durante o processo no Senado, em relação à sua conduta em 6 de janeiro de 2021", disse o congressista democrata Jamie Raskin, que lidera a delegação da Câmara de Representantes que apresentará as acusações ao Senado.

O processo contra o ex-presidente republicano acusado de "incitamento à insurreição" começa no dia 9 de fevereiro na Câmara Alta, depois que a Câmara dos Representantes aprovou em 13 de janeiro submetê-lo a um segundo processo de "impeachment", este último com o objetivo de sua desabilitação para as eleições de 2024.

Raskin fez este pedido depois que os advogados de Trump, por escrito, negaram as acusações de que o então presidente encorajou o ataque violento que deixou cinco pessoas mortas no Capitólio.

"Desta forma, você tentou questionar fatos críticos, apesar das evidências claras e esmagadoras de seus crimes constitucionais", disse Raskin.

O congressista propôs que o ex-presidente testemunhasse e fosse questionado entre 8 e 11 de fevereiro em "data e local de conveniência mútua".

Raskin acrescentou que Trump tem poucas desculpas para evitar o depoimento, já que não pode usar o argumento de que está muito ocupado governando, como fez no processo contra ele quando ainda era presidente em 2020. "

Portanto, antecipamos sua disponibilidade para testemunhar", disse ele.

Se Trump, que agora mora na Flórida, se recusar, o congressista o avisou que os promotores poderiam citar essa atitude como prova de sua culpa.

Na carta, Raskin deu a ele até sexta-feira às 17h para responder.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)