(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TAIPÉ

Navio militar dos EUA no Estreito de Taiwan, o primeiro sob governo Biden

Destróier fez passeio de rotina na faixa do mar que separa Taiwan da China continental


04/02/2021 10:41 - atualizado 04/02/2021 10:57

Destróier USS John S. McCain(foto: U.S. Navy)
Destróier USS John S. McCain (foto: U.S. Navy)


Um navio militar dos Estados Unidos passou pelo Estreito de Taiwan pela primeira vez desde a posse do presidente americano Joe Biden, anunciou a Marinha americana.

O destróier USS John S. McCain fez um passeio de rotina na faixa do mar que separa Taiwan da China continental, explicou a VII Frota em nota.

Os navios americanos costumam atravessar este estreito, entre as críticas da China, que considera a ilha como parte de seu território.

"A China continua vigilante e responderá a todo momento as ameaças e provocações", reagiu um porta-voz da diplomacia de Pequim, Wang Wenbin, nesta quinta-feira.

A República Popular da China considera as navegações estrangeiras nessas águas uma violação à sua soberania, enquanto Estados Unidos e outros países defendem que esta área está em águas internacionais e, portanto, é aberta a todos.

A navegação do USS John S. McCain "demonstra o compromisso dos Estados Unidos para uma área indo-pacífica livre e aberta", diz a VII Frota.

"Estados Unidos continuarão voando, navegando e operando em todas as partes onde o direito internacional permitir", acrescentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)