(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ISTAMBUL

Primeiro contato de alto nível entre Turquia e governo de Biden


02/02/2021 15:41

Turquia e Estados Unidos expressaram, nesta terça-feira (2), sua vontade de trabalhar para estabelecer relações "fortes", no primeiro contato de alto nível entre Ancara e o novo governo americano de Joe Biden, segundo a agência estatal de notícias turca.

O porta-voz da Presidência turca, Ibrahim Kalin, e o assessor de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, manifestaram em uma entrevista telefônica "a vontade de estabelecer relações fortes, duradouras e construtivas entre os dois países", informou Anadolu.

Nesta conversa, a primeira entre altos responsáveis dos dois países desde a entrada do governo de Joe Biden em função, Kalin e Sullivan destacaram a necessidade de adotar uma "nova abordagem para solucionar os desacordos", como a compra de mísseis russos S-400 por parte de Ancara ou o apoio americano à milícia curda YPG na Síria, segundo a mesma fonte.

Os dois responsáveis também falaram das relações bilaterais, da Síria, Líbia, Mediterrâneo oriental, Chipre, Afeganistão e Nagorno Karabakh, segundo Anadolu.

A Turquia recebeu com desânimo a eleição de Biden, temendo que o novo governo endurecesse sua posição sobre várias questões espinhosas.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, conseguiu criar uma relação pessoal com Donald Trump, o que permitiu a Ancara se livrar de severas sanções por suas operações militares na Síria, pela compra de mísseis russos ou pelas atividades de exploração de gás no Mediterrâneo oriental.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)