(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AMÃ

Retomada do financiamento dos EUA à UNRWA não cobrirá déficit


28/01/2021 10:07

A Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA) expressou nesta quinta-feira (28) sua esperança com a retomada do financiamento dos Estados Unidos, mas estimou que não será suficiente para compensar seu déficit.

Antes de retirar sua contribuição à UNRWA sob a presidência de Donald Trump, os Estados Unidos eram o maior contribuinte com 365 milhões de dólares, quase 30% do orçamento anual.

O embaixador em exercício dos EUA na ONU, Richard Mills, anunciou na terça-feira que o atual governo de Joe Biden "pretende restaurar os programas de ajuda" em apoio ao povo palestino, embora não tenha mencionado a UNRWA.

"Esperamos continuar o diálogo [com o governo Biden] sobre a retomada da ajuda à UNRWA", disse Tamara al Rifai, porta-voz desta agência, que saudou o anúncio de Mills.

De acordo com Al Rifai, o exercício de 2021 será "muito difícil". Embora o orçamento global seja de 806 milhões de dólares como em 2020, as receitas permitem apenas três meses de operação.

"Nossas projeções financeiras levam em consideração a expectativa de reengajamento do governo dos Estados Unidos, por isso esperamos receitas um pouco superiores a 2020, embora não cubram as enormes dívidas" da UNRWA, acrescentou.

Segundo a porta-voz, o ano de 2021 começa com um passivo de 75 milhões de dólares para o ano fiscal de 2020, que deve chegar a mais de 200 milhões de dólares neste ano.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)