(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

Mundo fecha fronteiras e vê aumento de protestos contra toques de recolher


25/01/2021 10:33

Vários países reforçaram, nesta segunda-feira (25), as restrições em suas fronteiras devido à incessante ameaça do coronavírus, em meio a novos protestos contra os toques de recolher, que na Holanda provocaram distúrbios.

Estados Unidos se juntou à França, Israel e Suécia para limitar certas chegadas, respondendo à preocupação com as novas cepas do vírus originadas no Reino Unido, Brasil e África do Sul.

"Temos que mostrar que somos cívicos", disse à AFP o espanhol Claudio Barraza ao chegar no principal aeroporto internacional de Paris, após a entrada em vigor de novas normas de teste para as chegadas da UE.

No México, o presidente Andrés Manuel López Obrador se tornou a figura pública mais recente a testar positivo para a doença.

Em Washington, o presidente Joe Biden voltará a impor nesta segunda-feira a proibição de entrada para a maioria dos cidadãos não americanos que tenham estado no Reino Unido, Brasil, Irlanda e grande parte da Europa, e acrescentou a África do Sul à lista, disse um alto funcionário da Casa Branca.

Biden endureceu na semana passada as normas de uso de máscaras e ordenou quarentena para as pessoas que chegarem ao país, que no domingou superou os 25 milhões de casos.

Desde que surgiu no final de 2019, a covid-19 já deixou mais de 2,1 milhões de mortes, com mais de 99 milhões de casos registrados, segundo o último balanço da AFP com base em dados oficiais.

Por região, as duas mais afetadas são Europa, com 699.965 mortes e 32.075.371 casos e América Latina e Caribe, com 573.797 mortes e 18.210.181 casos.

No domingo, a França passou a exigir um teste PCR negativo para os que chegarem por mar e ar de países vizinhos da União Europeia.

A Suécia anunciou que proibirá a entrada da vizinha Noruega por três semanas, depois que foram detectados casos da cepa britânica, mais contagiosa, em Oslo.

Na Espanha, para frear a epidemia, o governo aplica um toque de recolher noturno, restringe a mobilidade entre regiões e várias delas endureceram as medidas, como Madri, que adiantou o fechamento dos hotéis para as 21h00.

O país é um dos mais castigados da Europa, com mais de 55.000 mortos e quase 2,5 milhões de contágios.

Apesar disso, o governo anunciou que o ministro da Saúde, Salvador Illa, deixará seu cargo na terça-feira para fazer campanha como candidato nas eleições regionais da Catalunha.

- Indignação na Holanda -

As medidas dos governos para conter a propagação do vírus continuam enfrentando a oposição de alguns cidadãos.

Na Holanda, os protestos contra o toque de recolher terminaram em confrontos com a polícia e saques em cidades de todo o país neste domingo, um dia depois de um centro de testes de covid-19 ser incendiado na cidade de Urk (norte).

A polícia usou canhões de água e cães em Amsterdã, informou a televisão pública NOS, depois que centenas de pessoas se reuniram para protestar contra o toque de recolher entre as 21h00 e as 04h30 horas, em vigor até 10 de fevereiro.

Ao menos 30 pessoas foram detidas em Eindhoven, onde o prefeito, John Jorritsma, disse que se o país continuar "por este caminho, acredito que nos dirigimos para a guerra civil".

Na Nova Zelândia, as autoridades confirmaram o primeiro caso comunitário de covid-19 em mais de dois meses, em uma mulher de 56 anos que acabava de voltar da Europa.

- Desafios da vacinação -

Os cientistas afirmam que a única forma de superar a pandemia é a vacinação em grande escala, mas a implantação está estagnada em muitos lugares.

O Egito começou seu programa, com um médico e uma enfermeira que receberam a injeção da Sinopharm, fabricada na China.

Na Austrália, o regulador médico aprovou a vacina da Pfizer e as primeiras doses devem ser administradas no final de fevereiro, declarou o primeiro-ministro Scott Morrison nesta segunda-feira.

Em relação às repercussões econômicas a longo prazo, a ONG contra a pobreza Oxfam disse que a emergência está agravando a desigualdade.

"Em apenas nove meses, as mil maiores fortunas do mundo já recuperaram as perdas econômicas originadas pela pandemia", afirmou a organização em seu relatório anual sobre as desigualdades, mas os mais pobres precisarão de "mais de uma década para se recuperar dos impactos econômicos da crise".

PFIZER


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)