(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LISBOA

Presidente em fim de mandato de Portugal é reeleito no primeiro turno (projeções)


24/01/2021 17:51 - atualizado 24/01/2021 17:55

O presidente de Portugal, o conservador Marcelo Rebelo de Sousa, foi reeleito neste domingo (24) no primeiro turno das eleições, segundo várias projeções feitas para as emissoras locais.

A ex-deputada socialista Ana Gomes ficou em segundo lugar, à frente do candidato da extrema-direita André Ventura, como previam as pesquisas.

O atual chefe de Estado, um ex-professor de direito, de 72 anos, que ficou conhecido como comentarista político da televisão, teria conseguido entre 55,5 e 62% dos votos, dependendo do intervalo que surgisse das diferentes projeções.

Ana Gomes teria obtido entre 12,2 e 17,1% dos votos, portanto estaria à frente de André Ventura, terceiro na eleição, que teria entre 9 e 14,1% dos votos.

Desta forma, o fundador do partido anti-sistema "Chega" não teria alcançado seu objetivo de estar no segundo lugar, mas seu resultado parece confirmar o avanço da extrema-direita em um país no qual este tendência ainda era algo excepcional.

Os resultados oficiais devem ser anunciados posteriormente, conforme a apuração ocorre.

O índice de abstenção ficaria entre 50% e 60%, segundo as projeções, contra o recorde de 53,5% em 2011, quando o antecessor de Rebelo de Sousa foi reeleito.

Analistas temiam uma abstenção maior, de até 70%, por causa da explosão de casos do novo coronavírus no país, de 10 milhões de habitantes, submetidos a um confinamento geral por dez dias.

Com 85.000 novos casos e quase 1.500 mortes na semana que termina, Portugal ocupa o primeiro lugar no mundo em número de casos em relação à população, superado apenas pelo enclave britânico de Gibraltar, segundo dados oficiais obtidos pela AFP.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)