Publicidade

Estado de Minas NIAMEI

Quatro soldados morrem em explosão de mina caseira no Níger


18/01/2021 19:37

Quatro soldados nigerenses morreram nesta segunda-feira (18) e outros ficaram gravemente feridos na explosão de uma mina caseira no sudeste do país, perto da Nigéria, informou o Ministério da Defesa.

Efetivos do exército nigerense "se depararam com um artefato explosivo improvisado", um dos principais métodos dos jihadistas na região, informou o ministério em um comunicado, destacando que "o balanço do lado amigo é, infelizmente, de quatro mortos e oito feridos graves".

Segundo a fonte, os militares estavam envolvidos na "perseguição" de "terroristas" (segundo a terminologia das autoridades do Sahel para se referir a jihadistas) que haviam atacado, na véspera, o posto militar de Shetima Wangu, na região de Diffa (sudeste).

O local onde ocorreu a explosão fica em uma região fronteiriça, onde as incursões jihadistas são frequentes.

O grupo jihadista Boko Haram, surgido na Nigéria em 2009, estabeleceu bases em algumas ilhotas do lago Chade, uma ampla extensão pantanosa na fronteira entre Nigéria, Chade, Níger e Camarões.

Desde 2009, o conflito com os jihadistas causou mais de 36.000 mortos no nordeste da Nigéria e obrigou cerca de 2 milhões de pessoas a deixarem suas casas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade