(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

EUA adotam novas sanções contra o Irã cinco dias antes da saída de Trump


15/01/2021 16:58

O governo de Donald Trump anunciou uma nova série de sanções contra o Irã nesta sexta-feira (15), cinco dias antes de deixar a Casa Branca, exercendo até o fim uma "pressão máxima" que ameaça complicar a retomada do diálogo esperado por seu sucessor, Joe Biden.

O chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo, dirigiu-se ao setor naval, que já foi alvo de duras medidas desde junho contra a empresa estatal de navegação da República Islâmica do Irã (IRISL), por supostamente transportar produtos relacionados ao programa de mísseis balísticos de Teerã.

"Advertimos a indústria que aqueles que fazem negócios com a IRISL, suas subsidiárias ou outras entidades de navegação iranianas enfrentariam sanções. Hoje estamos sancionando sete entidades e dois indivíduos por isso", disse Pompeo em nota.

O Departamento de Estado colocou empresas sediadas em Irã, China e Emirados Árabes Unidos na lista negra pelo transporte de materiais através da IRISL.

Pompeo também revelou uma série de medidas punitivas contra entidades iranianas acusadas de contribuir para a "proliferação" de armas convencionais no Oriente Médio: Organização das Indústrias Marinhas, Organização das Indústrias Aeroespaciais e Organização das Indústrias da Aviação do Irã.

Esta é uma medida simbólica, já que essas entidades já foram sancionadas pelos Estados Unidos por sua suposta participação no programa de armas de destruição em massa de Teerã.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)