(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA YORK

Procuradora-geral de Nova York aciona a polícia por repressão 'brutal'


14/01/2021 18:06

A procuradora-geral do estado de Nova York acionou nesta quinta-feira (14) o departamento de polícia da cidade, NYPD, acusando a maior força policial dos Estados Unidos de usar uma violência "brutal" durante um protesto do movimento Black Lives Matter no ano passado.

Letitia James disse que agentes da polícia nova-iorquina detiveram sem motivo manifestantes pacíficos, prenderam ilegalmente observadores legais e usaram cassetetes e gás de pimenta de forma "indiscriminada e injustificada".

James, que é democrata, acrescentou que as ações "resultaram em ferimentos significativos e violaram o direito básico das pessoas a um protesto pacífico".

Dezenas de milhares de pessoas marcharam em Nova York em maio e junho do ano passado como parte dos protestos celebrados em todo o país após a morte do afro-americano George Floyd, asfixiado por um policial branco em Minneapolis.

O NYPD foi criticado por sua resposta desproporcional, com vários vídeos circulando nas redes sociais mostrando os policiais atacando manifestantes pacíficos e lançando mão da controversa tática de controle de multidões chamada "kettling" (uma forma de encurralamento dos manifestantes).

"Não há dúvidas de que o NYPD utilizou força excessiva, brutal e ilegal contra manifestantes pacíficos", acrescentou James em um comunicado.

Em sua ação, a procuradora civil pede que um auditor externo seja designado para revisar as táticas policiais em protestos futuros.

A demanda, apresentada em Manhattan, também acusa o comissário Dermot Shea; o chefe do Departamento, Terence Monahan, e o prefeito Bill de Blasio, que como chefe de governo local efetivamente é seu comandante.

De Blasio defendeu a ação da polícia, ao mesmo tempo em que prometeu uma revisão dos supostos abusos e a aplicação de penas, se necessário.

Os saques ocorridos às margens do protesto levaram o prefeito a impor toque de recolher noturno durante uma semana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)