(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LONDRES

Governo britânico pede respeito às regras do confinamento


12/01/2021 08:07

O governo de Boris Johnson pediu aos britânicos, nesta terça-feira (12), que respeitem as regras de confinamento, ante a atitude de quem se reúne em grupos, ou não usa máscara em locais fechados, advertindo que não fazer isso "custa vidas".

"Estamos em uma etapa muito, muito perigosa" da pandemia, alertou o secretário de Estado da Segurança Pública, Kit Malthouse, em declarações ao canal Sky News.

País mais atingido da Europa pelo novo coronavírus, com quase 82.000 mortos e 3,1 milhões de casos positivos, o Reino Unido enfrenta uma onda descontrolada de contágios e vive, hoje, seu terceiro confinamento total.

Mas "uma pequena minoria de pessoas não respeita as regras, e isso custa vidas", lamentou Malthouse.

Ele disse ainda que o Executivo está considerando adotar medidas mais rígidas, se a situação não melhorar.

A polícia prometeu agir mais rapidamente contra os infratores.

"Mas não quero que as pessoas pensem que se trata de uma espécie de força ditatorial", disse a chefe da Scotland Yard, Cressida Dick, em entrevista à rede BBC.

A associação de comerciantes British Retail Consortium pediu ajuda à polícia para fazer cumprir o uso da máscara obrigatória, mas Malthouse explicou que não é função das forças de segurança intervir nos supermercados.

Na segunda-feira (11), a grande rede de supermercados Morrisons anunciou que não permitirá que nenhum cliente entre sem máscara, a menos que demonstre uma isenção por motivos médicos.

Apesar da disparada no número de casos, no Reino Unido continua não sendo obrigatório usar máscara ao ar livre, e muitos britânicos se opõem a esta medida.

O próprio Johnson se viu no centro de uma polêmica por um passeio de bicicleta que o levou a 11 quilômetros de Downing Street no domingo (9).

A determinação oficial é sair de casa apenas por motivos essenciais, como fazer compras, ou fazer exercícios "localmente".

O termo "local está aberto à interpretação", justificou Malthouse.

"Se você consegue sair sozinho, sem interagir com ninguém, se você está realmente fazendo exercício (...) faz todo sentido para mim", afirmou Dick.

Em um dia excepcionalmente ensolarado, os parques de Londres ficaram lotados no último sábado, com pessoas reunidas em grupos. Hoje, segundo as regras anunciadas pelo governo, é permitido se encontrar com apenas uma pessoa em espaço aberto e com a obrigação de manter dois metros de distância uma da outra.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)