(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ATLANTA

Stacey Abrams, a 'super-heroína' por trás da vitória democrata na Geórgia


06/01/2021 19:23

Um nome ecoa por trás da vitória democrata na Geórgia: Stacey Abrams, uma ex-congressista negra que trabalhou por uma década para mobilizar eleitores minoritários neste estado conservador, mais uma vez marcado pelas feridas da segregação.

Homenagens foram prestadas por todos os lugares na manhã desta quarta-feira (6). Ela foi lembrada muito além da esfera política.

"Stacey Abrams é uma deusa", tuitou a cantora Cher em letras maiúsculas. Ela é "uma verdadeira super-heroína", acrescentou o ator Mark Ruffalo. "Quando vamos erguer uma estátua para ela?", propôs a jogadora de futebol americana Megan Rapinoe.

Por trás desses elogios está a vitória do democrata Raphael Warnock, que se tornará o primeiro senador negro eleito da Geórgia. E também o resultado de Jon Ossoff, que tem chances de vencer.

Com essas duas cadeiras, os democratas podem recuperar o controle da Câmara Alta e, assim, dar ao futuro presidente Joe Biden mais ferramentas para exercer o poder.

Parabenizando os dois candidatos democratas por suas "vitórias históricas", a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, prestou uma forte homenagem "a todas as organizações de base e voluntárias".

"Foram vocês que o permitiram", disse ela.

Por trás dessas palavras apareceu em primeiro plano Stacey Abrams, fundadora em 2019 da organização FairFight, para permitir eleições "livres e justas", após impulsionar o "The New Georgia Project", que permitiu o registro nos cadernos eleitorais de dezenas de milhares de residentes da Geórgia.

Seu trabalho de campo para mobilizar eleitores negros e de outras minorias, em parceria com outras organizações como a "Black Voters Matter", teve um impacto importante na vitória apertada de Joe Biden na Geórgia em novembro. Algo inédito desde 1992 para um candidato democrata.

"Esta é uma coalizão multirracial, multiétnica e intergeracional", disse ele recentemente ao New York Times.

- "O estoicismo é um luxo" -

Formada em direito pela prestigiosa Universidade de Yale, a ex-advogada tributária Stacey Abrams, de 47 anos, serviu na Assembleia Legislativa da Geórgia por dez anos.

Ela liderou a minoria democrata entre 2011 e 2017, a primeira mulher a conduzir um grupo parlamentar e a primeira afro-americana a dirigir um grupo de representantes na câmara baixa deste estado.

Stacey Abrams concorreu à governadora da Geórgia em 2018, tornando-se a primeira mulher negra a se candidatar ao cargo nos Estados Unidos. Dez dias depois de uma votação altamente contestada, ela reconheceu que seu rival republicano Brian Kemp, que acabara de deixar seu posto como oficial eleitoral na Geórgia, assumiria o poder deste estado do sul.

Mas não sem denunciar as restrições que, segundo ela, têm dificultado o voto das minorias: horas de filas nos bairros de negros e milhares de registros errados. Um discurso apaixonado que a impulsionou para o cenário nacional.

"Eu deveria ser estoica na minha indignação e silenciosa em minha rejeição. Mas o estoicismo é um luxo e o silêncio é uma arma para quem quer silenciar a voz do povo", disse ela.

Ironicamente, Donald Trump ficou impressionado com sua campanha "bela e dura", que lhe permitiu ver um "futuro político brilhante".

Dois anos depois, ela desempenhou um papel fundamental na derrota do bilionário republicano, ajudando seu rival a vencer na Geórgia.

- "As pessoas não nos veem" -

Stacey Abrams foi contatada para concorrer à Presidência em 2020, mas deixou passar a chance. Ela reapareceu em meados do ano passado como possível companheira de chapa de Joe Biden. Fez campanha aberta por sua candidatura e disse que seria uma opção "excelente".

No final das contas, será Kamala Harris a primeira vice-presidente negra da América em 20 de janeiro.

Diante de vozes que a consideraram muito direta, essa mulher nascida em dezembro de 1973 em Wisconsin, mas criada em outro estado do sul, Mississippi, disse que simplesmente queria "tentar dizer a verdade".

"Como uma jovem negra que cresceu no Mississippi, aprendi que se você não levantar a mão, as pessoas não a verão", disse ela à CNN em abril passado.

"Mas não se trata de chamar atenção para que eu possa ser a companheira de chapa (presidencial), mas de garantir que minhas qualificações não sejam questionadas, porque não é justo para mim que fala com jovens negras, jovens de cor, jovens de cor que se perguntam se também podem ser vistos ", destacou.

THE NEW YORK TIMES COMPANY


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)