(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHECAMOS

COVID-19: agulha usada em vacina de Kamala Harris não dobrou

Imagem que circulou mostra, na verdade, uma tampa de plástico


05/01/2021 17:53 - atualizado 08/01/2021 09:43

Publicações que contêm um vídeo que mostra a vice-presidente eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris, tomando a vacina contra a covid-19 foram compartilhadas milhares de vezes nas redes sociais desde o final de dezembro de 2020 com a afirmação de que seria uma simulação já que a agulha “dobrou”. Mas isso é falso: o que se vê, na verdade, é um mecanismo de segurança comum de proteção da agulha para evitar que ela fure alguém acidentalmente.

“EXCLUSIVO: Nos Estados Unidos, começa a circular este Vídeo, aonde Kamala Harris, Vice Presidente do [Joe] Biden fingindo estar tomando a vacina contra Covid. Pasme, amigo, a agulha da seringa, simplesmente, dobra!”, assinalam postagens no Facebook (1, 2, 3) acompanhadas pela gravação.

Outras legendas não são tão explícitas: insinuam que há algo de errado e que Harris não teria se vacinado.

O vídeo também circulou no Instagram (1, 2), no Twitter (1, 2) e no YouTube,  e em outros idiomas, como o francês e o espanhol, com vários usuários colocando em dúvida a imunização da vice-presidente eleita.

A sequência viralizada, com 40 segundos de duração e em baixa qualidade, não permite identificar a agulha na ponta da seringa usada pela enfermeira. Um zoom na imagem, inclusive, parece mostrar uma tampa de plástico ao invés da agulha.

A partir de uma busca reversa pela captura de tela de um dos trechos do vídeo, usando a ferramenta InVid-WeVerify, foi possível encontrar gravações (1, 2, 3) da mesma cena com a imagem em melhor resolução, permitindo visualizar a seringa, além de distinguir a agulha usada para injetar a vacina.

É  possível identificar nos vídeos - de maior duração e publicados em 29 de dezembro de 2020 - o momento exato em que a agulha aparece e quando a enfermeira fecha a tampa de segurança. Essas cenas são identificáveis na gravação postada no canal do YouTube do Los Angeles Times aos 13 e aos 29 segundos.

Usando a funcionalidade “lupa”, também da ferramenta InVid-WeVerify, vê-se o momento em que a enfermeira abre  a seringa, com a tampa protetora mais acima. Depois, pode-se ver a agulha da seringa quando a enfermeira segura em sua mão antes de aplicá-la em Harris.

Captura de tela feita em 6 de janeiro de 2021 de um vídeo no YouTube
Captura de tela feita em 6 de janeiro de 2021 de um vídeo no YouTube
Captura de tela feita 6 de janeiro de 2021 usando a lupa da ferramenta InVid-We Verify
Captura de tela feita 6 de janeiro de 2021 usando a lupa da ferramenta InVid-We Verify

 

Aos 31 segundos da mesma sequência,  a tampa de plástico fica claramente visível, quando a enfermeira vira a agulha após a injeção, o que é um mecanismo de segurança comum em vacinas.

Em uma imagem registrada por Alex Edelman, fotógrafo da AFP, é possível ver essa mesma tampa de plástico, de coloração diferente  à da seringa.
Captura de tela feita 7 de janeiro de 2021 usando do vídeo publicado pelo Los Angeles Times no YouTube
Captura de tela feita 7 de janeiro de 2021 usando do vídeo publicado pelo Los Angeles Times no YouTube

Em um comunicado de imprensa publicado em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou esse tipo de “tampa” que “desce ao longo da agulha e a cobre totalmente após a injeção”, e isto, em particular, é “para evitar que o utilizador se machuque acidentalmente e, portanto, não se exponha ao risco de infecção”.

A vice-presidente eleita também divulgou a sua imunização em sua conta no Twitter e estimulou que o público se vacinasse contra a covid-19. 

O Checamos já verificou outras publicações que sugeriam que figuras públicas fingiam receber a vacina contra a covid-19, ou que os testes desses imunizantes eram forjados.

Esse conteúdo também foi checado pelas equipes da Agência Lupa, do Boatos.org e do Fato ou Fake.

Em resumo, é falso que Kamala Harris não tenha tomado a vacina contra a covid-19 pois a agulha “dobrou” ou por se tratar de uma simulação. Uma análise do vídeo em melhor resolução comprova que o que se vê dobrar é a tampa de proteção sobre a agulha, um mecanismo de segurança comum.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)