(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PHNOM PENH

Camboja celebra extração de sua "primeira gota de petróleo"


29/12/2020 06:08

O primeiro-ministro do Camboja, Hun Sen, anunciou nesta terça-feira (29) que o país extraiu sua primeira gota de petróleo, uma notícia muito aguardada para uma das nações mais pobres do sudeste asiático.

O chefe de Governo classificou a informação como uma "nova conquista para a economia do Camboja".

"A primeira gota de petróleo foi produzida", celebrou Hun Sen.

O petróleo foi extraído de uma área na costa de Sihanoukville (sudoeste).

"O ano de 2021 está chegando... e recebemos um grande presente para nossa nação, a primeira produção de petróleo em nosso petróleo", escreveu no Facebook.

O golfo da Tailândia tem importantes reservas de petróleo. A empresa Chevron descobriu reservas pela primeira vez em 2005 nas costas do Camboja.

Mas a produção parou quando o governo e o grupo americano não alcançaram um acordo sobre a divisão do lucro, o que levou a empresa a vender sua participação para a KrisEnergy (Singapura) em 2014.

As reservas descobertas pela Chevron levaram o reino a ser considerado o próximo petro-Estado em potencial da região, com o governo estimando que centenas de milhões de barris de petróleo estavam sob suas águas.

A KrisEnergy possui atualmente uma participação de 95% do bloco de onde o petróleo foi extraído e o governo possui o resto.

A empresa espera uma produção máxima de 7.500 barris por dia quando o programa de perfuração estiver completo em fevereiro de 2021, uma quantidade modesta comparada à produção de petróleo dos vizinhos Vietnã e Tailândia.

A receita, no entanto, pode ser considerável para o governo cambojano, que em 2017 calculou que poderia arrecadar pelo menos 500 milhões de dólares em royalties e impostos da primeira fase do projeto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)