(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Filho de Joe Biden anuncia ser alvo de investigação fiscal


10/12/2020 06:07

Hunter Biden, filho do presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira (9) que é alvo de uma investigação federal no estado de Delaware sobre sua situação fiscal.

"Levo isso muito a sério e confio que uma avaliação profissional e objetiva mostrará que tratei de meus negócios de maneira legal e adequada", disse em um comunicado.

Durante a campanha eleitoral, o presidente em fim de mandato, Donald Trump, acusou a família Biden de ser uma "empresa criminosa", citando particularmente os negócios de Hunter Biden na Ucrânia e na China quando seu pai era vice-presidente de Barack Obama, entre 2009 e 2017.

O presidente republicano acusa Joe Biden de ter conseguido a destituição de um promotor ucraniano para proteger uma empresa de gás investigada por corrupção chamada Burisma, da qual seu filho Hunter era membro do conselho de administração.

Hunter, de 50 anos, é um advogado que fundou empresas de consultoria e investimento, trabalhou com capital privado e atuou nos conselhos de várias organizações, incluindo a companhia ferroviária nacional Amtrak.

O segundo filho de Biden nasceu em Wilmington, Delaware, onde seu pai vive e onde está baseada a operação de transição presidencial. Seu irmão Beau Biden, ex-procurador-geral de Delaware, morreu de câncer em 2015.

Na mesma nota, a equipe de transição de Biden afirmou que o presidente eleito "está extremamente orgulhoso de seu filho, que precisou enfrentar desafios terríveis, incluindo ataques pessoas vis nos últimos meses, apenas para sair mais forte".

A investigação foi revelada apenas cinco dias antes do Colégio Eleitoral eleger oficialmente Joe Biden como o próximo presidente, após a votação de 3 de novembro em que ele derrotou Trump.

O jornal The New York Times, que cita fontes próximas à investigação, afirmou que a operação acontece desde o fim de 2018 e inclui averiguações sobre "potenciais violações criminais" das leis fiscais.

Desde 2019, o presidente e seus aliados republicanos têm Hunter como alvo por seus negócios com a Ucrânia e a China. Houve ainda relatos não confirmados de que o computador de Hunter, deixado em uma loja de consertos de Delaware, tinha informações incriminatórias.

O jornal New York Post noticiou em outubro que o FBI apreendeu o computador em dezembro de 2019. Nenhuma evidência de irregularidades, porém, veio a público.

Alguns congressistas republicanos pediram esta semana ao procurador-geral dos EUA, Bill Barr, para lançar uma investigação independente sobre Hunter Biden antes que Joe Biden tome posse em 20 de janeiro.

No passado, Hunter reconheceu sua luta contra o vício em álcool e drogas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)