(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polônia anuncia 'acordo preliminar' sobre polêmico orçamento da UE


09/12/2020 18:43

O presidente da Polônia, Andrzej Duda, anunciou em Praga nesta quarta-feira (9) que um "acordo preliminar" sobre o orçamento da União Europeia foi "redigido" após semanas de negociações infrutíferas.

"Um acordo preliminar já foi delineado", disse Duda em coletiva de imprensa com seu homólogo tcheco, Milos Zeman.

"As negociações continuam, este acordo é o resultado de esforços ferozes por parte da Polônia e da Hungria, mas também da [atual] presidência alemã" da UE, explicou o presidente polonês.

De acordo com uma fonte europeia, o bloco formado por 27 países analisa uma "declaração" que especifica o funcionamento do mecanismo que associa o orçamento europeu ao respeito pelo Estado de Direito, condição que levou ao veto dos dois países.

A norma foi aprovada pela maioria dos Estados membros da UE e pelo Parlamento Europeu e vincula o acesso dos países aos recursos da UE à qualidade democrática e ao respeito pelo Estado de direito.

Criticadas pela UE por suas políticas internas, Hungria e Polônia bloquearam qualquer acordo.

De acordo com uma fonte alemã, a decisão final será tomada nesta quinta-feira.

"O primeiro debate a nível de embaixadores da UE foi positivo. Agora a análise aprofundada começa nas capitais. A decisão será tomada pelo Conselho Europeu", que reúne os dirigentes do bloco, informou a fonte à AFP.

O orçamento da UE para o período de 2021-2027 alcança um valor superior a um trilhão de euros, e o programa associado para a recuperação econômica após a pandemia da covid-19 é de 750.000 bilhões de euros. No total, a quantia é de quase dois trilhões de dólares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)