(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ex-presidente francês Giscard d'Estaing é sepultado em cerimônia familiar


05/12/2020 08:55

O ex-presidente francês Valéry Giscard d'Estaing, falecido na quarta-feira aos 94 anos em decorrência do novo coronavírus, foi sepultado neste sábado cercado apenas por familiares, como era seu desejo, em Authon (centro), informaram jornalistas da AFP.

O caixão, coberto com uma bandeira da França e outra da Europa, foi transportado para a igrejinha do povoado, em meio a um silêncio quebrado apenas pela chuva e pelo clique das máquinas fotográficas dos jornalistas.

Cerca de quarenta pessoas, familiares e amigos próximos, participaram da missa fúnebre, em parte por causa das medidas sanitárias em vigor devido à pandemia de covid-19, mas fundamentalmente para respeitar a vontade do ex-presidente, que queria uma cerimônia íntima, segundo seu filho, Henri Giscard d'Estaing.

Giscard d'Estaing presidiu a França de 1974 a 1981 e seu mandato foi impregnado de importantes reformas revestidas de uma aura de modernidade, como a legalização do aborto ou a redução da idade mínima para votar para 18 anos.

Além disso, foi um europeu convicto e fervoroso, qualidade que muitos líderes elogiaram nos últimos dias.

O ex-presidente foi sepultado ao lado de sua filha Jacinte, falecida em 2018, em terras que pertencem à família.

O presidente Emmanuel Macron decretou um dia de luto nacional na quarta-feira para homenagear aquele que ele chamou de "uma figura crucial na história da República".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)