(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA investiga esquema de subornos para obter indulto presidencial


02/12/2020 00:18

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos investiga um esquema de subornos, que incluiu doações para campanhas políticas, no objetivo de obter o indulto presidencial, de acordo com um documento judicial publicado nesta terça-feira (1º).

O texto, em que se discute a legalidade do registro de comunicações e dispositivos eletrônicos particulares, inclusive de advogados, tem diversos riscas e todas as informações que permitem a identificação de pessoas foram ocultadas.

O documento se refere a "um complô secreto" para pressionar "altos funcionários da Casa Branca" a obter "um indulto ou adiamento da sentença" para uma pessoa não identificada.

O plano, investigado pelo menos desde agosto, supostamente incluía membros de grupos de pressão, advogados, um rico doador de campanha política e uma pessoa que está na prisão e espera obter ajuda presidencial.

Membros do complô contactaram funcionários da Casa Branca para pedir ajuda, relembrando "grandes contribuições em campanhas anteriores" e prevendo "grandes contribuições políticas" no futuro de um doador, de acordo com o documento do tribunal.

O texto sugere que o doador faz a proposta em nome da pessoa que busca o indulto presidencial.

Não indica, porém, quando ocorreram essas tentativas de suborno e, nas partes que não foram riscadas, não há referência ao presidente Donald Trump ou à sua campanha.

A notícia chega em um momento em que a mídia especula que Trump pode perdoar mais pessoas, depois de conceder a seu ex-assessor de Segurança Nacional Michael Flynn um indulto presidencial na última quarta-feira.

Trump perdoou ou reduziu as sentenças de vários aliados políticos, incluindo seu conselheiro de campanha Roger Stone, o polêmico ex-xerife do Arizona Joe Arpaio e o ativista republicano Dinesh D'Souza.

O New York Times informou que Trump está considerando perdões preventivos para seu advogado, Rudy Giuliani, seus três filhos mais velhos e seu genro e conselheiro, Jared Kushner.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)