(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alemanha vai contrair EUR 180 bilhões em novas dívidas devido à pandemia


27/11/2020 06:49

A Alemanha vai contrair dívidas de quase 180 bilhões de euros em 2021 devido à segunda onda de covid-19, que levou o país a prolongar as restrições sanitárias até janeiro, segundo o orçamento anual aprovado nesta sexta-feira pela Comissão de Finanças do Bundestag (Parlamento).

Aprovado após 17 horas de debate, o orçamento prevê um total de 179,8 bilhões de euros (214,2 bilhões de dólares) de novas dívidas para 2021, e 498,6 bilhões de euros (594 bilhões de dólares) em gastos públicos, de acordo com o documento definitivo, ao qual a AFP teve acesso.

O país tomará emprestados quase 84 bilhões de euros (100 bilhões de dólares), valor acima da previsão divulgada pelo ministério das Finanças em setembro, antes da chegada da segunda onda de covid-19.

A Alemanha, que nesta sexta-feira superou a marca de um milhão de contágios por coronavírus e registra mais de 15.500 mortes provocadas pela covid-19, prolongou as medidas impostas no início de novembro (fechamento de bares, hotéis e de centros culturais e lazer) até janeiro.

De modo paralelo, Berlim ampliou em um mês os auxílios de emergência implementados em novembro para apoiar as empresas mais afetadas por estas restrições.

O Parlamento (Bundestag) se reunirá a partir de 7 de dezembro para aprovar o orçamento.

E terá que revogar mais uma vez a regra do "freio ao endividamento", registrada na Constituição alemã, que proíbe o governo federal de tomar emprestado a cada ano mais de 0,35% do PIB.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)