(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dia de Ação de Graças, a festa familiar por excelência nos EUA


25/11/2020 14:25

O Dia de Ação de Graças é um feriado oficial que celebra um dos mitos fundadores dos Estados Unidos e constitui o feriado familiar por excelência do país, embora neste ano os cidadãos tenham sido solicitados a não viajarem devido à pandemia.

O festejo é famoso pelo banquete que envolve e também pelas discussões familiares em torno da mesa, nos últimos anos dominadas pela polêmica figura do presidente Donald Trump. Também marca o início da temporada de compras de Natal.

Confira alguns fatos:

Quando se celebra?

O Dia de Ação de Graças não tem uma data específica no calendário, mas é comemorado na quarta quinta-feira de novembro de cada ano.

Quem instaurou o feriado?

O presidente Abraham Lincoln declarou o Dia de Ação de Graças um feriado nacional em 1863, embora os festivais de fim da colheita já fossem tradicionais.

Em que se inspira?

O Dia de Ação de Graças é inspirado em uma festa de 1621 celebrada pelo grupo de protestantes puritanos conhecidos hoje como os peregrinos, após sua primeira colheita bem-sucedida no "Novo Mundo".

Após desembarcarem do Mayflower no ano anterior, no qual chegaram da Inglaterra ao que hoje é o estado de Massachusetts, metade desses colonos morreu durante o inverno rigoroso.

Os recém-chegados dependiam de tribos indígenas locais para sobreviver. Os nativos americanos Wampanoag ajudaram os colonos com as colheitas em troca da proteção de tribos rivais, e no outono seguinte a colheita foi abundante.

O governador inglês convidou os índios para um jantar festivo de agradecimento, naquele que é considerado o primeiro Dia de Ação de Graças.

As partes assinaram um tratado meses antes da festa mítica, mas depois os colonos tentaram manter suas terras. Muitos nativos americanos não celebram o Dia de Ação de Graças.

Como se celebra este feriado?

Os americanos têm o dia de folga e geralmente se reúnem para uma refeição suntuosa e assistem a um jogo de futebol na televisão. Eles também assistem à Parada do Dia de Ação de Graças da Macy's Store na TV, que dura três horas.

É divertido?

Nem sempre. As tensões familiares por temas de política, nos últimos anos por Trump, podem prejudicar a festa.

Qual é o menu?

No século 17, o primeiro Dia de Ação de Graças consistia em um jantar de cervo, milho e frutos do mar. A versão moderna geralmente inclui peru recheado com pão e ervas, purê de batata, molho de cranberry, feijão verde e uma variedade de bolos, geralmente maçã e abóbora.

Black Friday

O dia seguinte ao Dia de Ação de Graças é chamado de "Black Friday" e é o maior dia de compras do ano nos EUA. Com seus atrativos descontos, é considerada o início da temporada de compras de Natal. O nome vem do fato de que o faturamento muitas vezes leva as empresas de varejo do vermelho ao preto.

E a pandemia?

Em meio à pandemia, o Dia de Ação de Graças de 2020 é marcado por um aumento nas infecções por covid-19 nos Estados Unidos, o país mais afetado do mundo, com 12,5 milhões de casos confirmados e 260.000 mortes.

As autoridades sanitárias e boa parte dos dirigentes políticos têm apelado aos americanos para não viajarem e limitarem o tamanho das suas reuniões para não agravar a situação de saúde, embora as viagens não tenham sido proibidas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)