O grupo de comunicação americano ViacomCBS anunciou nesta quarta-feira a intenção de vender a editora Simon & Schuster para a Penguin Random House, filial da alemã Bertelsmann, por 2,18 bilhões de dólares, criando assim um novo gigante do setor.
A Simon & Schuster, que a ViacomCBS tentava vender há vários meses, possui mais de 30 selos e conta entre seus escritores com Stephen King e Doris Kearns Goodwin, enquanto a Penguin Random House publica autores como o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama ou John Grisham.
"É o resultado de uma venda por leilão altamente competitivo que despertou o interesse de compradores do mundo inteiro, refletindo a posição da Simon & Schuster como uma das marcas editoriais mais conhecidas do mundo", destacou a ViacomCBS em um comunicado.
A empresa americana, proprietária das redes de televisão CBS, MTV, Comedy Central, Nickelodeon e Showtime, assim como dos estúdios Paramount e Miramax, não considerava uma prioridade a editora e tenta vendê-la há meses.
A ViacomCBS pretende usar o dinheiro da operação para investir em suas prioridades estratégicas, como o streaming, pagar dividendos aos seus acionistas e reduzir seu passivo.
A transação será concluída em 2021, mas antes precisa da autorização das autoridades da concorrência.