Publicidade

Estado de Minas ESTADOS UNIDOS

John Kerry, que chamou a América Latina de 'quintal', será autoridade do clima no governo Biden

Além de Kerry, Biden escolheu Antony Blinken para secretário de Estado e Alejandro Mayorkas, de origem latina, para departamento que cuida da imigração


23/11/2020 15:15 - atualizado 23/11/2020 16:33

John Kerry junto a Biden em campanha das prévias do Partido Democrata(foto: Win McNamee/Getty Images/AFP)
John Kerry junto a Biden em campanha das prévias do Partido Democrata (foto: Win McNamee/Getty Images/AFP)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, avançou nesta segunda-feira (23) na formação de seu gabinete com o anúncio de vários altos cargos, incluindo a confirmação de Antony Blinken como seu secretário de Estado.


A escolha de Blinken, um diplomata experiente que foi o número dois do Departamento de Estado, indica um retorno ao multilateralismo depois da estratégia de Donald Trump de se afastar dos aliados tradicionais de Washington.


Além disso, Biden escolheu o ex-chefe da diplomacia John Kerry como delegado especial para o clima, Linda Thomas-Greenfield como embaixadora na ONU, Avril Haines como diretora de Inteligência Nacional e Jake Sullivan como Assessor de Segurança Nacional.


Em um sinal de renovação, Biden designará Alejandro Mayorkas como chefe do Departamento de Segurança Interna (DHS).


Mayorkas - que nasceu em Havana - será o primeiro latino a liderar esta cadeira que se encarrega, entre outros assuntos, da imigração.


"Não temos tempo a perder quando se trata de nossa segurança nacional e nossa política externa", disse Biden em um comunicado emitido em inglês e espanhol.


Biden destacou que os membros de seu gabinete são "experientes", que provaram suas qualidades "em situações de crise" e que serão dedicados à tarefa de "reconstruir" as instituições e renovar e reformular a "liderança americana".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade