(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Opas prevê aumento de casos de covid-19 na América Central após Iota e Eta


18/11/2020 22:43

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) afirmou nesta quarta-feira (18) que a resposta à covid-19 na América Central está ameaçada pela temporada de furacões e prevê um aumento das infecções, após as passagens devastadoras das tempestades Iota e Eta pela região.

O diretor de Emergências Sanitárias da Opas, Ciro Ugarte, destacou as mortes e a destruição causadas pelo furacão Iota desde a segunda-feira, apenas duas semanas após a passagem do Eta, e alertou para a "muito provável" disseminação do novo coronavírus na região "nas próximas semanas".

"O aumento nos casos de covid-19 ainda não pode ser medido, mas é muito provável que cresça nas próximas semanas", afirmou em entrevista coletiva.

Perguntado pela AFP, Ugarte lembrou que pode levar em média de cinco a sete dias a partir do momento em que uma pessoa exposta ao covid-19 comece a apresentar sintomas, e mais tempo até que novos casos sejam detectados, o sistema de vigilância seja notificado e medidas sejam implementadas para reduzir a transmissão.

"As condições pós-furacão aumentam o risco de exposição e facilitam a transmissão, particularmente em situações de emergência quando a distância física, ventilação, uso de máscara e higiene das mãos são difíceis", continuou.

"O tempo, a magnitude e a intensidade dependerão da exposição e das medidas de saúde pública em vigor, mas pode levar duas semanas ou mais antes de vermos um aumento significativo de casos", acrescentou.

Nicarágua, Honduras, Guatemala, El Salvador, Panamá e o arquipélago colombiano de San Andrés, Providência e Santa Catalina foram fortemente afetados pela passagem do Iota e Eta.

Ugarte pediu às autoridades que garantam o acesso à água e ao saneamento para as vítimas e disse que a Opas enviou equipamentos de proteção individual para cuidar dos pacientes com covid-19, mobilizando outros recursos para dar continuidade aos serviços de saúde.

O Iota, que atingiu a Nicarágua na segunda-feira como um poderoso furacão de categoria 5, o nível mais alto da escala de vento de Saffir-Simpson, matou pelo menos 25 pessoas enquanto avançava pela América Central.

O Eta tocou terra na mesma área que um furacão de categoria 4 no início de novembro, antes de se tornar uma tempestade tropical, causando enchentes e deslizamentos de terra que mataram cerca de 200 pessoas.

De acordo com números da Opas, a América Central registra pelo menos 540.600 infecções e cerca de 12.600 mortes pelo novo coronavírus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)