(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Powell: economia teve retomada, mas recuperação segue incompleta com covid


17/11/2020 16:10

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, afirmou que a economia dos Estados Unidos registrou retomada mais acelerada do que o esperado desde o choque inicial, em abril, mas ponderou que a recuperação segue incompleta e que o persistente avanço do coronavírus impõe riscos à atividade. "O ritmo da melhora tem sido lento", caracterizou, em evento virtual realizado na tarde desta terça-feira, 17.

Segundo Powell, nesse contexto, as políticas fiscal e monetária foram implementadas de forma "agressiva" para atenuar os efeitos econômicos da pandemia. Da parte do Fed, o banqueiro central reforçou compromisso em seguir usando todos os instrumentos que forem necessários e garantiu que ainda não está próximo do momento em que essas ferramentas emergências serão abandonadas. "É prematuro pensar agora na normalização do nosso balanço patrimonial", disse.

O dirigente destacou que é papel das autoridades fiscais assegurar suporte para o nível de renda da população, enquanto o BC americano deve atuar pelo veículo do crédito. Para ele, no futuro, o país terá que estudar maneiras de equilibrar a trajetória da dívida pública, mas isso só pode ocorrer quando a crise estiver superada, o que pressupõe máximo emprego e inflação estabilizada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)