(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pompeo será primeiro secretário de Estado americano a visitar uma colônia israelense


12/11/2020 22:01

Mike Pompeo se tornará na próxima semana o primeiro secretário de Estado americano a visitar um dos assentamentos israelenses na Cisjordânia ocupada, informou a imprensa americana nesta quinta-feira.

Pompeo visitará o vinhedo de Psagot, ao norte de Jerusalém, segundo o periódico israelense "Haaretz" e o site Axios, e também se tornará o primeiro chefe da diplomacia americana a visitar as Colinas de Golã, cuja anexação por Israel foi reconhecida pelo presidente americano, Donald Trump.

O Departamento de Estado americano não confirmou a informação, apenas indicou esta semana que Pompeo visitará Israel, onde irá se reunir com o premier Benjamin Netanyahu. A viagem acontecerá dois meses antes da posse do presidente eleito nos Estados Unidos, Joe Biden, que já fez críticas aos assentamentos israelenses, considerados ilegais pelo direito internacional, e se comprometeu a intensificar os esforços diplomáticos visando à criação de um Estado palestino.

O vinhedo de Psagot esteve no centro de uma disputa internacional quando uma decisão francesa, validada posteriormente pelo Tribunal Europeu, obrigou o local a rotular seus produtos como procedentes de Assentamentos Israelenses, e não de Israel.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)