(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Merkel: Alemanha está disposta a enfrentar problemas mundiais junto com EUA


09/11/2020 08:31

A chanceler Angela Merkel garantiu, nesta segunda-feira (9), que a Alemanha está disposta a enfrentar "lado a lado" com os Estados Unidos e com o presidente eleito Joe Biden os "problemas mundiais" - entre eles, a mudança climática e a pandemia de coronavírus.

"Os alemães e os europeus sabem que temos que assumir mais responsabilidade nesta associação" com os Estados Unidos, acrescentou Merkel, em uma declaração à imprensa.

A Alemanha exerce a Presidência rotativa da União Europeia (UE) até o fim do ano.

Merkel, que teve complicadas relações com Donald Trump, "felicitou muito calorosamente" Joe Biden, que será, a partir de janeiro, o 46º presidente dos Estados Unidos.

"Conhece bem a Alemanha e a Europa", frisou, sem mencionar Trump, que nunca visitou o país em quatro anos de mandato.

Primeira mulher a chegar ao topo de poder na Alemanha, Merkel também celebrou que a Vice-Presidência seja ocupada por Kamala Harris, filha de um pai jamaicano e de uma mãe indiana, uma "fonte de inspiração para muitos, um exemplo das possibilidades dos Estados Unidos".

"A amizade entre nossos dois países enfrenta suas provas há décadas (...) é um tesouro comum", afirmou Merkel, que, com Biden, conhecerá seu quarto presidente americano desde que se tornou chanceler.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)