(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ELEIÇÕES AMERICANAS

'Soap opera': com Biden na frente, Trump pede interrupção de apuração e recontagem na Justiça

Faltando cinco dos 50 estados para a conclusão da apuração de votos, novela nas eleições norte-americanas segue sem previsão de capítulo final


04/11/2020 20:09 - atualizado 04/11/2020 21:44

População norte-americana aguarda resultado das eleições entre Joe Biden e Donald Trump(foto: Olivier Douliery / AFP)
População norte-americana aguarda resultado das eleições entre Joe Biden e Donald Trump (foto: Olivier Douliery / AFP)
Os norte-americanos seguem na expectativa de saber quem governará os Estados Unidos durante os próximos quatro anos. Se o democrata Joe Biden ou o republicano Donald Trump, atual presidente e candidato à reeleição. Um dia após a eleição presidencial no país, ainda faltam cinco dos 50 estados para concluir a apuração de votos – Alasca, Carolina do Norte, Geórgia, Nevada e Pensilvânia – e sentenciar quem será o futuro comandante dos EUA.

Biden tem 253 dos 270 votos necessários para vencer no Colégio Eleitoral. Trump tem 214, segundo projeções do jornal The New York Times, do canal de tv CNN e do site FiveThirtyEight.

As agências AFP, AP e o canal de TV Fox News já dão vitória para Biden no estado do Arizona. Segundo a contagem da AFP, Biden já contabilizaria 264 votos do Colégio Eleitoral, contra 214 de Trump.

Após a confirmação da vitória de Joe Biden em Wisconsin e Michigan, as projeções indicam que Trump lidera na Pensilvânia e na Geórgia. O atual presidente venceu em estados importantes, como Flórida, no Texas e em Ohio. Já o ‘desafiante’ Biden levou no Arizona, Maine e Nebraska.

Soap opera

A novela da contagem de votos para a eleição presidencial nos Estados Unidos ainda pode render por vários dias.

A Pensilvânia, por exemplo, aceitará votos que chegarem pelo correio até esta sexta-feira (6). Eles têm até 23 de novembro para realizar a contagem dos votos.

A Carolina do Norte aguardará votos recebidos pelo correio até 12 de novembro. Em Nevada, serão considerados os votos recebidos pela via postal até o dia 10.

Trump questiona resultados

A equipe de campanha do republicano Donald Trump declarou nesta quarta-feira que irá à Justiçapara suspender a contagem dos votos na Pensilvânia e pedir a recontagem no Michigan e no Wisconsin, estados onde Biden conseguiu vitória apertada.

A justificativa seria que autoridades eleitorais proibiram fiscais do partido de se aproximarem de quem fazia a contagem das arcaicas cédulas de papel.

O atual presidente pediu, ainda, a interrupção da apuração de votos na Geórgia, estado onde possivelmente perderá para Joe Biden. Na Carolina do Sul, estado 'vizinho' à Geórgia, Trump venceu e não questionou a contagem de votos.

No início da noite, apoiadores de Trump tentaram invadir um local de contagem de votos na cidade de Detroit, no Michigan.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)