(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Oposição bielo-russa recebe Prêmio Sakharov de DH do Parlamento europeu


22/10/2020 07:55

O movimento democrático em oposição ao presidente bielo-russo, Alexander Lukashenko, ganhou o prestigioso Prêmio Sakharov de 2020 para os direitos humanos - anunciou o Parlamento Europeu nesta quinta-feira (22).

Segundo o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, este grupo de oposição "tem algo do seu lado que a força bruta nunca pode derrotar: a verdade. Não baixe os braços. Estamos ao seu lado".

"É uma honra anunciar que os homens e mulheres da oposição democrática em Belarus são os laureados do Prêmio Sakharov para 2020", anunciou Sassoli no Twitter.

O movimento de oposição bielo-russo, que, em grande parte, não tem relação com qualquer partido tradicional no país, é liderado por Svetlana Tikhanovskaya, atualmente exilada na Lituânia.

Este prêmio vem em um momento delicado. Tikhanovskaya convocou Lukashenko a deixar o poder antes de 29 de outubro, sob o risco de enfrentar uma greve geral em massa.

A União Europeia não reconhece o resultado das eleições de 9 de agosto, que marcaram a reeleição de Lukashenko, e considera que seu governo carece de "legitimidade democrática".

Na semana passada, líderes europeus adotaram sanções contra 40 autoridades bielo-russas por seu papel em fraudar as eleições, ou reprimir as manifestações que se seguiram.

Até agora, porém, a UE se absteve de incluir o próprio Lukashenko na lista de sanções, embora fontes diplomáticas concordem que esta medida pode ser adotada a qualquer momento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)