(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Deuses budistas junto a Che Guevara, Beckham e Mickey na Tailândia


15/09/2020 14:26

Em um templo de Bangcoc, divindades budistas se misturam às estátuas de Che Guevara, Mickey Mouse, David Beckham e Superman, uma abordagem mais lúdica da religião com o objetivo de atrair o maior número de visitantes possível.

Wat Priwat Ratchasongkram está repleto de esculturas em mosaico coloridas de super-heróis que se misturam a David Beckham, o ex-astro do futebol inglês segurando um enorme Buda, ou Che Guevara, charuto na mão, e Albert Einstein.

Mas também é um verdadeiro local de adoração com inúmeras divindades budistas.

O fato de existirem esculturas de todos esses personagens "não é contrário ao budismo", estima Lakkana Cherlpichit, empresário de 53 anos que visita o templo.

Este edifício único no reino "também pode atrair turistas estrangeiros", quando o país, cujo acesso é muito limitado pela nova pandemia do coronavírus, reabrir, estima.

Na Tailândia, o budismo é praticado por 95% da população e atinge muitos aspectos da vida cotidiana.

O país tem cerca de 40.000 templos e alguns permitem todos os tipos de fantasias.

Em Nakhon Pathom, a cerca de uma hora de Bangkok, o ex-abade mandou construir uma torre rosa de 80 metros em torno da qual um enorme dragão se enrosca em espiral. O edifício simboliza os 16 níveis do paraíso na mitologia budista.

O templo Saen Suk, ao sul da capital, é, em vez disso, uma representação do inferno; ou Naraka, com dezenas de esculturas representando o martírio dos pecadores.

Estes últimos são acorrentados e levados perante Phaya Yam, o deus da morte, que os condena a diferentes punições, dependendo dos erros cometidos.

Alguns corvos devoram suas entranhas, outros são forçados a subir em árvores cobertas de espinhos, após cometerem adultério, e suas mãos estão ensanguentadas.

"Acredito em algumas das coisas descritas aqui", diz Suchart Klaoteaw, um vendedor ambulante que costuma ir a este templo. "Essas esculturas me motivam a viver de uma maneira diferente", afirma.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)