(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump diz que não teria 'nenhum problema' em vender caças F-35 aos Emirados Árabes


15/09/2020 10:55

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (15) que não teria "nenhum problema" em vender aviões de combate F-35 aos Emirados Árabes Unidos, apesar da relutância de Israel.

Trump, que supervisionará hoje a assinatura de um acordo para normalizar as relações entre Israel e Emirados Árabes Unidos, disse que a venda significaria "trabalhos magníficos" nos Estados Unidos.

Abu Dhabi considera vital possuir esse tipo de aeronave para transformar este país pequeno, mas rico, em uma potência militar regional.

Enquanto Israel, o único país da região que possui esses caças americanos, está pressionando para manter sua vantagem tecnológica sobre seus vizinhos árabes.

Analistas afirmam que Abu Dhabi usou o pedido de compra de caças F-35 como moeda de troca nas negociações, patrocinadas por Trump, para normalizar as relações entre os Emirados Árabes Unidos e Israel, das quais o Bahrein também participa.

Trump "entende a segurança de Israel provavelmente mais do que qualquer presidente americano em décadas", disse o conselheiro e genro do presidente Jared Kushner na semana passada.

"Mas os Emirados Árabes Unidos são um grande Exército, você sabe, parceiros dos Estados Unidos. Trabalhamos juntos em muitas coisas. Eles estão bem na fronteira com o Irã e têm ameaças reais", considerou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)