(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRECONCEITO

Líder religioso da Ucrânia que culpou LGBTs pela pandemia está com COVID-19

Patriarca Filaret, Igreja Ortodoxa da Ucrânia, tem 91 anos e pertence ao grupo de risco da doença


09/09/2020 14:32 - atualizado 09/09/2020 14:52

Patriarca Filaret testou positivo para COVID-19 (foto: Facebook/Reprodução)
Patriarca Filaret testou positivo para COVID-19 (foto: Facebook/Reprodução)
A Igreja Ortodoxa da Ucrânia anunciou na última sexta-feira (4) que seu líder, o patriarca Filaret, contraiu o novo coronavírus. No início da pandemia, em março, o religioso afirmou que a COVID-19 era uma “punição pelos pecados dos homens e pela humanidade pecaminosa”.

Na opinião de Filaret, o “casamento entre duas pessoas do mesmo sexo” seria o principal motivo para que a pandemia se instalasse no mundo.

Na época, o grupo Insight,  grande ativista pelos direitos da população LGBTQIA+ na Ucrânia, entrou com um processo contra o patriarca. Durante a defesa, a  Igreja  Ortodoxa afirmou que o líder tem “liberdade para expressar suas visões”. 

De acordo com a Igreja Ortoxa, o patriarca está com estado de saúde “satisfatório”. O líder religioso tem 91 anos e pertence ao grupo de risco da doença.

Direitos LGBTQIA+


A Ucrânia está entre os países considerados menos seguros para população LGBTQIA+. O país legalizou a homosexualidade apenas em 1991 e ainda é considerada tabu. 

O preconceito está mais enraizado no Leste do país, onde há relatos que mostram o estigma e assédio, transformando LGBTs em vítimas de violentos ataques. Em alguns casos, o lugar onde vivem apresenta tantos riscos que a única opção é fugir ou mentir sobre a sexualidade.

*Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)