(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio em petroleiro no Sri Lanka é apagado


06/09/2020 13:07

Especialistas internacionais começaram a avaliar os riscos ambientais após a extinção do incêndio declarado na última quinta-feira a bordo do petroleiro "New Diamond" na costa do Sri Lanka, informou neste domingo (6) o Centro de Gerenciamento de Desastres.

O chefe da Marinha do Sri Lanka, Nishantha Ulugetenna, declarou que o incêndio no petroleiro, que transportava cerca de 270.000 toneladas de petróleo bruto e 1.700 toneladas de diesel, foi "completamente" extinto.

O "New Diamond", navio de bandeira panamenha, transportava a carga do Kuwait para o porto indiano de Paradip quando emitiu um sinal de socorro na quinta-feira após uma explosão na sala de máquinas que causou a morte de um tripulante filipino.

A Marinha do Sri Lanka e a Guarda Costeira indiana conseguiram controlar o fogo na sexta-feira, evitando que as chamas se propagassem para a carga inflamável.

"Dez britânicos e holandeses, especialistas em operações de socorro e resgate, avaliação de desastres e questões legais relacionadas ao assunto chegaram ao navio" para a expertise, segundo a Marinha do Sri Lanka.

A empresa holandesa Smit Salvage despachou os especialistas e também dois rebocadores de Singapura e Maurício, acrescentou.

A Guarda Costeira da Índia, que mobilizou vários navios, um avião e um helicóptero no local do incidente, acrescentou neste domingo que uma embarcação especializada no controle de poluição chegou à área, no Oceano Índico.

Os navios de resgate continuavam neste domingo extinguindo o fogo com água em alta pressão, enquanto uma enorme coluna de fumaça escapava do navio.

O barco de 330 metros de comprimento foi rebocado para águas mais profundas no sábado, a cerca de 75 quilômetros da costa.

O petroleiro sofreu uma fissura no casco cerca de 10 metros acima da linha de água devido ao intenso calor provocado pelo incêndio, segundo as autoridades.

Existe o medo de um desastre ambiental se ocorrer um vazamento de petróleo. Mas as autoridades acrescentaram que até o momento não há maré negra e que a rachadura no casco não é considerada catastrófica do ponto de vista estrutural do navio.

A Agência de Proteção Ambiental do Sri Lanka disse que uma ação legal poderia ser movida contra o proprietário do petroleiro, Porto Emporios Shipping, uma empresa registrada na Libéria, "se o pior acontecer e o navio naufragar".

Este petroleiro é maior que o japonês "MV Wakashio", que encalhou em um recife nas Ilhas Maurício em julho passado, derramando mais de 1.000 toneladas de petróleo bruto nas águas cristalinas da ilha turística.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)