(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Apagão na Síria após suposto ataque "terrorista" contra gasoduto


24/08/2020 07:49

Um suposto ataque "terrorista" contra um gasoduto provocou um corte de energia elétrica em toda Síria, anunciaram nesta segunda-feira (24) as autoridades.

O ministro sírio da Energia Elétrica, Zuhair Kharboutli, afirmou que a explosão de um gasoduto nos arredores de Damasco no domingo à noite "provocou um corte da energia elétrica em toda Síria", de acordo com a agência oficial SANA.

O ministro do Petróleo e de Recursos Minerais, Ali Ghanem, declarou que a explosão de um gasoduto, entre Adra e Al Dhamir, foi "o resultado de um ataque terrorista", mas não revelou mais detalhes.

Kharboutli afirmou que a explosão foi "sexta do tipo no gasoduto desta região", sem anunciar um período de tempo.

A SANA publicou imagens de um incêndio noturno que, segundo a agência, foi provocada pela explosão de um gasoduto. Durante a manhã, a agência divulgou fotografias que mostram o gasoduto sem um grande pedaço.

Moradores de Damasco afirmaram à AFP que acordaram sem energia elétrica em suas casas. O sistema elétrico sírio é alimentado com gás e combustível.

Durante a manhã, Kharboutli afirmou à SANA que o fornecimento de energia elétrica retornou parcialmente a várias províncias e em alguns bairros do centro de Damasco.

"O abastecimento retornou a várias instalações vitais de Damasco, incluindo hospitais e alguns bairros residenciais", disse

O governo sírio, apoiada por Rússia e Irã, expulsou em 2018 os últimos rebeldes e jihadistas de Dmeir, uma cidade a 25 quilômetros da capital.

Mas o grupo Estado Islâmico (EI) mantém sua presença no amplo deserto de Badia, ao leste da cidade.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), uma ONG com sede em Londres, afirmou que não está claro quem está por trás do ataque.

O incidente é o mais recente de uma série de supostos ataques contra infraestruturas do sistema de energia do país.

Em fevereiro, o governo anunciou que "terroristas" atacaram com foguetes quatro instalações de gás e petróleo na província de Homs, centro do país.

Em janeiro, Damasco afirmou que mergulhadores colocaram explosivos em oleodutos offshore no Mar Mediterrâneo perto da refinaria de Banias, mas que o dano provocado não interrompeu as operações.

A Síria é cenário desde março de 2011 de uma guerra que provocou mais de 380.000 mortes e deixou milhões de pessoas deslocadas.

Desde então, o governo perdeu o controle de reservas de petróleo importantes, o que provocou uma queda de bilhões de dólares em sua receita pela venda de combustíveis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)