Publicidade

Estado de Minas

Furacão Genevieve perde força no Pacífico mexicano


19/08/2020 21:07

O furacão Genevieve enfraqueceu para a categoria 1 na escala Saffir Simpson (de 5) nesta quarta-feira(19) no Pacífico mexicano, onde a península da Baixa Califórnia se preparava para a passagem do fenômeno, que tem previsão de não atingir a costa.

Segundo o último relatório do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), às 21h GMT (18h BSB) Genevieve estava a 170 km da parte sul da península.

O furacão, que atingiu a categoria 4 na terça-feira, perdeu força em seu percurso paralelo à costa mexicana e agora registra ventos sustentados de no máximo 150 km/h e avança a 13 km/h na direção noroeste, afastando-se de terra.

"Genevieve enfraqueceu mais do que o estimado", mas "espera-se que continue sendo um furacão quando passar a oeste" da parte sul da península, disse o relatório do NHC.

O Serviço Meteorológico do México alertou que o fenômeno provoca chuvas e ondas altas no Pacífico, especialmente nos estados de Baja California Sur, Nayarit e Sinaloa.

No município de Los Cabos, onde estão localizados os principais balneários da região, 175 pessoas que viviam em áreas de risco foram transferidas para abrigos, onde também foram submetidas a exame médico para descartar possíveis casos de COVID-19.

Na terça-feira, no que as autoridades consideram um ato de "imprudência" ligado ao furacão, foi noticiado que um adolescente e um salva-vidas morreram afogados em Los Cabos.

A jovem "desobedeceu às bandeiras que indicavam que a área não poderia ser utilizada para nenhuma atividade" e uma corrente a arrastou para o mar, disse Carlos Godínez, subsecretário de Proteção Civil, à televisão Millennium.

"Um dos socorristas também morreu", acrescentou o oficial.

Autoridades estimam que haja cerca de 15.000 turistas na área, menos de 30% da capacidade do hotel devido às restrições impostas pela pandemia de coronavírus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade