(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

China promove austeridade culinária para combater o desperdício de alimentos


13/08/2020 07:01

Os chineses receberam a instrução para pedir menos comida, em uma campanha de austeridade estimulada pelo presidente Xi Jinping, que deseja acabar com o desperdício de alimentos.

A tradição chinesa determina que tantos pratos sejam servidos à mesa quanto o número de convidados mais um. Agora, o país é convidado a mudar a regra: um prato por convidado, menos um.

Muitas associações profissionais do setor de restaurante nas cidades de Pequim, Wuhan e Xian tentam agora impor o modelo chamado "N-1".

Seus integrantes também são convidados a oferecer em seus menus porções reduzidas.

As iniciativas são motivadas por uma "instrução" publicada na terça-feira por Xi Jinping, que considera "chocante e preocupante" o desperdício de alimentos por parte de seus compatriotas.

"Apesar das boas colheitas que o nosso país registra todos os anos, precisamos manter o sensação de crise em termos de segurança alimentar", advertiu o chefe de Estado.

Em um relatório de 2018, a Academia de Ciências da China calculou em quase 100 gramas a quantidade média de comida desperdiçada por pessoa a cada refeição.

O protocolo exige deixar a comida no prato ao fim de cada refeição para não dar a impressão de que não há mais nada para comer.

Em pleno auge econômico, a China passou em algumas décadas de períodos de fome ao consumo excessivo de alimentos.

Em 2015, a Academia de Ciências Agrícolas calculou em 35 milhões de toneladas a quantidade de comida desperdiçada a cada ano no país de quase 1,4 bilhão de habitantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)